20 mar Lançamento: espiritualidade, laicidade e saberes tradicionais são abordados em novo livro do Conselho
Obra reúne reflexões compartilhadas em congresso e já está disponível no site da autarquia
O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) acaba de lançar a publicação “I Congresso Mineiro Psicologia, Laicidade, Espiritualidade, Religião e Outros Saberes Tradicionais: reflexões contemporâneas”.
A produção traz um compilado das conferências, mesas temáticas e narrativas expostas durante o primeiro Congresso promovido pela Comissão de Orientação em Psicologia, Laicidade, Espiritualidade, Religião e Outros Saberes Tradicionais (CLEROT) do CRP-MG.
O encontro começou a ser organizado no final de 2019 e se concretizou nos dias 3, 4 e 5 de novembro de 2020. Em decorrência da pandemia de Covid-19, que naquele momento atingia o Brasil e o mundo, o evento foi realizado de forma totalmente virtual.
O livro já está disponível no Acervo Digital do Conselho e aborda, dentre outros tópicos, os conceitos de espiritualidade para a Psicologia; a ética psicológica frente à realidade religiosa do mundo contemporâneo; a importância da garantia às liberdades de culto; os saberes tradicionais dos terreiros e a necessidade de se combater o racismo religioso.
Coordenador da CLEROT, Guaraci Maximiliano dos Santos destacou a importância dos assuntos abordados: “Os fenômenos religiosos e sociais são estruturantes da vida cotidiana das pessoas e, como tal, implicam na saúde ou no adoecimento delas e de nossa sociedade. Em vista disso, buscar reflexões atuais sobre essa realidade contribui para a compreensão de vetores socioculturais, religiosos e de outros que incidem sobre a existência humana”, opinou.
O psicólogo ponderou, ainda, sobre a abordagem atual da obra: “A publicação traz temas historicamente negligenciados por uma cultura classicista e eurocêntrica, como o racismo, uma herança colonial. Além disso, essa abordagem é feita por ângulos que buscam construir, de forma transversal, novas formas de pensar os seres humanos, a partir de suas realidades bio-psico-social-espiritual. Ou seja, por meio de uma perspectiva integral”, declarou.
Já o conselheiro de referência da Comissão à época da realização do Congresso, Reinaldo da Silva Júnior, lembrou a motivação do encontro: “A emergência do tema apareceu por diversos casos de denúncia ética, de divulgações nas redes sociais e por problemas envolvendo a interlocução entre a Psicologia e a religião de uma forma não ética, tentando usar a religião como instrumento de doutrinação. Várias situações que implicam uma discussão mais profunda e rigorosa sobre essa relação, além da maturidade da Comissão pelo que já vinha produzindo, nos fizeram entender que era o momento de se realizar o evento”.
O colaborador ainda ressaltou a importância de se promover diálogos sobre a temática. “O eixo que conduz essa discussão é a diversidade cultural do nosso país e o momento específico que vivemos, no qual o contraponto entre uma perspectiva de mundo mais conservadora e uma mais aberta está muito presente. A questão religiosa atravessa essa problemática de uma forma muito contundente, uma vez que ela acaba se tornando uma das ferramentas que alimenta essa contraposição, essa dicotomia e a polarização entre um discurso mais conservador e um outro mais abrangente”, avaliou.
Para Reinado, é necessário repensar as estruturas de nossa sociedade. “São estruturas impostas por um progressivo problema social, que produz o adoecimento das pessoas e gera problemas de convivência, de auto-identidade, de compreensão da alteridade e de relações comunitárias e sociais”, concluiu o psicólogo.
A publicação dá continuidade a outra obra, lançada em 2023, intitulada “I Congresso Mineiro Psicologia, Laicidade, Espiritualidade, Religião e Outros Saberes Tradicionais: Anais”, que reúne os trabalhos apresentados pelas(os) participantes no congresso e também está disponível no Acervo Digital do CRP-MG.
Acompanhe a Comissão
Psicólogas e psicólogos interessadas(os) no tema podem acompanhar de perto o trabalho desenvolvido pela Comissão de Orientação em Psicologia, Laicidade, Espiritualidade, Religião e Outros Saberes Tradicionais . O objetivo é refletir, dialogar e propor melhorias para temas específicos atinentes à Psicologia enquanto Ciência e Profissão, articulando ações com as instâncias internas, com a categoria e com a sociedade em geral.
Para conferir a agenda de encontros, acesse o site do Conselho.