Evento Preparatório levanta propostas para psicólogos que atuam nas organizações de trabalho

A Comissão de Psicologia do Trabalho e Organizacional do CRP-MG se reuniu na última sexta-feira, dia 15, na sede do Conselho, em Belo Horizonte, para um Evento Preparatório do VIII COREP (Congresso Regional da Psicologia). O evento contou com a participação dos integrantes da Comissão, além da presença da profª. Lívia Borges (membro da SBPOT) e Jean Assunção (gerente contábil/administrativo da FUNFER).

Com o tema a “Interface Psicologia & Administração nas organizações de trabalho”, os participantes do evento focaram suas discussões na atuação dos psicólogos nas organizações de trabalho e nas orientações do Conselho Federal de Psicologia – CFP, que resguardam esse exercício.

Durante o encontro, foi apresentado o resultado um levantamento de informações sobre a legislação aplicável à prática do psicólogo, que tem como principais pontos de discussão a seleção de pessoal; supervisão e gerência de pessoas. De acordo com a profa. Lívia Borges, o que está estabelecido na lei de regência de cada profissão é o que deve prevalecer, haja vista que as demais regulamentações, por meio de instruções normativas, portarias e resoluções dos respectivos conselhos profissionais, não devem sobrepô-la.

A presidente da Comissão de Psicologia do Trabalho e Organizacional, Elizabeth de Lacerda, afirmou que não há disposição expressa de exclusividade no exercício da função de seleção de pessoal e treinamento, seja do psicólogo ou do administrador. Elizabeth ainda destacou que a obrigatoriedade de profissionais estarem inscritos em mais de um Conselho, não encontra sustentáculo na legislação vigente e vem sendo rechaçada pelo Poder Judiciário.

Uma das propostas elaboradas durante o Evento Preparatório visa reforçar a divulgação das informações e orientações do CFP para os psicólogos que atuam nessa especialidade. “Eles estão desinformados até sobre seus próprios direitos”, explica a professora universitária e psicóloga, Nanci Rajão. Outra proposta elaborada tem em vista o fortalecimento e valorização dos psicólogos organizacionais e do trabalho, evidenciando a importância deste profissional no contexto empresarial.

A Comissão de Psicologia do Trabalho e Organizacional pretende convidar outras instituições com o objetivo de ampliar e qualificar esta discussão, priorizando o foco multi e interdisciplinar no cuidado ao ser humano.



– CRP PELO INTERIOR –