Evento promoverá diálogo sobre Educação Especial no Brasil

Live será realizada dia 14/4, às 17 horas, no canal do CRP-MG no Youtube

Na próxima quarta-feira, 14/4, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), por meio da Comissão de Orientação em Psicologia Escolar e Educacional, promoverá a live “A Educação Especial no Brasil na perspectiva inclusiva”. A atividade acontece no Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva.

O evento, que tem início às 17h, debaterá possíveis impactos do Decreto 10.502, de 30 de setembro de 2020, feito pelo Governo Federal, que estabelecia a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Dentre as medidas previstas no decreto, há o incentivo para que estudantes com deficiência fiquem em salas separadas do restante e a possibilidade de escolas não aceitarem alunas(os) de inclusão.

Na avaliação da Comissão de Orientação em Psicologia Escolar e Educacional, mesmo com o decreto suspenso pelo STF, a situação mostrou como a perspectiva inclusiva ainda não é compreendida e assumida por todas(os).

Assim, tendo como base a Psicologia Escolar e Educacional, busca-se fomentar a conversa sobre o processo de escolarização do público da Educação Especial. Para isso, a atividade contará com as seguintes convidadas:

Biancha Angelucci – psicóloga. Doutora em Psicologia Social, docente na Faculdade de Educação da USP na área de Educação Especial. Militante dos direitos das pessoas com deficiência.

Cassiana Saraiva Quintão – Graduada em Psicologia (Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UNILESTE). Mestra em Educação Especial (UFSCar). Doutoranda em Psicologia (UFSCar). Pesquisadora no Laboratório de Interação Social nas áreas de comportamento simbólico, desenvolvimento infantil, construção e adaptação de instrumentos psicológicos para crianças com deficiência. Experiência profissional na área da Psicologia Clínica e Escolar com o foco no atendimento especializado para pessoas com deficiência e com atraso no desenvolvimento.

Mediadora:
Deolinda Turci – Doutora em Psicologia Social (UFMG). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Departamento de Psicologia da Educação e Metodologia de Pesquisa da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Membro da Comissão de Orientação em Psicologia Escolar e Educacional do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG). Pesquisadora em temáticas relacionadas à Psicologia Escolar e Educacional, Educação Inclusiva e História da Psicologia.

Agenda

Live: “A Educação Especial no Brasil na perspectiva inclusiva”
Data: 14/4 (quarta-feira)
Horário: 17 horas
Onde: canal do CRP-MG no Youtube

 



– CRP PELO INTERIOR –