Evento reforça a importância de criação de redes para prevenção do suicídio

Atividade mostra, também, os impactos da pandemia na saúde mental

10 de setembro é Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Nesse contexto, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) realizou a live “Implicações da pandemia da Covid-19 na saúde mental: reflexões sobre a prevenção do suicídio numa perspectiva de clínica ampliada”.

Confira o encontro na íntegra:

O psicólogo e membro da Comissão em Psicologia e Clínica do CRP-MG, Luiz Felipe Cardoso, aponta a atuação do Conselho para tornar o tema uma agenda permanente. Luiz Felipe também comenta a importância de trabalhar o assunto a partir das mudanças sociais que estão acontecendo nos últimos anos, como a falta de emprego, a pandemia e, dessa forma, entender a busca de valorização da vida como uma pauta coletiva. “Não podemos tratar o cuidado em saúde mental e da própria prevenção do suicídio, apenas, de uma perspectiva individual, mas tomá-la como um reflexo das nossa relações sociais”, afirma.

A conversa contou com a participação do psicólogo clínico e membro da Comissão de Orientação em Psicologia de Emergências e Desastres do CRP-MG, Bernardo Dolabella. Bernardo aborda alguns fatores que agravam um quadro de ideação suicida. Sentimentos de insegurança, medo e isolamento, que se intensificaram na pandemia, junto aos estressores financeiros, em especial a insegurança alimentar e a falta de recursos, são alguns exemplos listados pelo psicólogo.

Para ele, uma forma importante de ação é pensar em intervenções universais, que garantam à população uma estabilidade financeira, que reforcem medidas de segurança pública e doméstica, além de medidas de redução de danos e de acolhimento. Bernardo vê esse movimento como uma atuação conjunta de profissionais em Psicologia e da sociedade. “Mais do que querer trazer as pessoas que estão em sofrimento para os nossos consultórios, devemos, também, fomentar ações que possam construir o sentimento de coesão comunitária. Nós, como psicólogas(os), devemos pensar em como promover ações comunitárias que reforcem essa rede. É essa rede que vai fazer com que a pessoa não caia e que vai ampará-la”, completa.

Quem também participou do evento foi a psicóloga e coordenadora do Projeto Entrelaços, Isabel Pimenta Spínola Castro. O projeto é uma iniciativa para auxiliar estudantes universitários a lidarem com pressões acadêmicas e prevenir situações de adoecimento. Em sua fala, Isabel reafirma a proposta do Entrelaços em criar redes de apoio e ressalta a pandemia como um grande fator de risco, que além das(os) alunas(os), afetou professoras(es). “Estamos todos nessa situação. Nessa perspectiva, o Entrelaços amplia a sua área de atuação e é entendido como uma rede de suporte ao professor. Não é fácil ver os nossos alunos adoecendo. Não é fácil sairmos do ambiente presencial e irmos para o virtual”, explica.

Dentro das atividades do grupo, a psicóloga conta dos fluxos de posvenção, que acontece quando algum(a) estudante comete suicídio e é preciso cuidar de quem ficou. Esse momento é marcado por conversas e um espaço de acolhimento. Ela mostra que muitas(os) alunas(os) ressignificam seus sentimentos e percebem que existem outras soluções para lidar com a saúde mental e o suicídio. “Diante de uma perda comum, a sala se junta. O sentimento de dor é compartilhado de tal forma que a turma se fortalece e, assim, conseguimos dar novas perspectivas para aquelas(es) que ficaram”, finaliza Isabel.

11º CNP e COREP – A live é um evento preparatório do 11º Congresso Regional da Psicologia de Minas Gerais (COREP). O objetivo dos eventos preparatórios é fomentar debates de temas importantes para a categoria e publicizar o processo do Congresso Nacional da Psicologia (CNP). Saiba mais sobre as etapas de construção do CNP.



– CRP PELO INTERIOR –