Feminismo é tema do programa de rádio Psicologia em Foco

No mês de março, o Psicologia em Foco vai discutir temas relacionados às mulheres. O primeiro programa da série foi veiculado na quarta-feira, 2/3, e teve como tema o feminismo. O programa contou com a participação da psicóloga Letícia Gonçalves, que também é mestre em Psicologia e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, por associação entre Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Oswaldo Cruz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal Fluminense.

Letícia abriu a entrevista explicando o que é o feminismo. “O feminismo é um movimento político, filosófico e social, que defende a igualdade de direitos entre mulheres e homens. O feminismo luta por uma sociedade mais justa”, afirmou. A psicóloga disse que as pessoas feministas acreditam em uma sociedade que não oprima ninguém. “Tivemos sim, muitos avanços, como o voto, o trabalho no espaço público, mas ainda há homens que acham que podem acessar o corpo da mulher contra a vontade dela”, relatou.

Letícia também citou exemplos de machismo na internet e a liberdade que algumas pessoas acham que podem ter em relação às mulheres. “A cantada, apesar de parecer para algumas pessoas como um elogio, é também um tipo de estupro por ser inconveniente. A mulher não tem liberdade de circular na rua, sair do espaço doméstico, pois os homens acham que podem interferir de alguma forma sobre o corpo delas”, afirmou.

A psicóloga explicou a posição dos homens feministas. “Esses são a favor do feminismo por não serem machistas. Eles não aceitam a crença de que homens não podem chorar, que devem bancar todas as contas da casa, que devem ser superiores”, exemplificou.

Para ouvir a entrevista completa, utilize o player abaixo.



– CRP PELO INTERIOR –