Fenômeno do compartilhamento de notícias falsas foi tema do programa de rádio

O Psicologia em Foco no rádio desta quarta-feira (11) abordou o fenômeno das fake news. O programa entrevistou Márcia Stengel, pós-doutora em Educação, e  Márcio Rimet Nobre, doutorando em Psicologia. Os dois são organizadores, dentre outros, do livro “Juventude e Cultura Digital: Diálogos Interdisciplinares”.

Segundo pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), as notícias falsas têm 70% de chance a mais de viralizar, que as notícias verdadeiras. “As pessoas divulgam essas notícias porque sentem necessidade de mostrar sua opinião e que estão por dentro do assunto. Mas essa situação leva à reprodução, sem cuidados, do que estão fazendo”, disse a psicóloga Márcia Stengel.

O psicólogo Márcio Rimet Nobre explicou que as fake news vêm revestidas de verdade por causa das informações. “Hoje você tem a verdade de cada indivíduo, pois ele é protagonista nas redes e o fato do imediatismo ser uma característica da sociedade atual, faz com as pessoas tenham a necessidade de se colocar, de dar opinião”, afirmou o psicólogo.

Ouça a entrevista completa.

O Psicologia em Foco é uma parceria do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) com a Rádio Inconfidência AM 880. O programa vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, e também pode ser ouvido pelo site: inconfidencia.mg.gov.br.



– CRP PELO INTERIOR –