Frente Mineira em Defesa do SUAS é lançada em BH

Nesta quinta-feira (28/8), instituições como o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), organizações não governamentais, trabalhadores, usuários, gestores, professores e pesquisadores lançaram a Frente Mineira em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e da Seguridade Social.

O objetivo da Frente é reverberar, de forma unificada em todo o estado, a luta em defesa do direito socioassistencial, do SUAS, articulando-se às ações no âmbito da defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Previdência Social como políticas de proteção social, dever do Estado e direito das(os) cidadãs(ãos). O CRP-MG integra a Frente Mineira em Defesa do Sistema Único de Assistência Social.

A mesa que coordenou o lançamento do coletivo contou com a participação da presidente do Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social de Minas Gerais (Cogemas), Júlia Restori, do assistente social e especialista em Políticas Públicas, José Crus, e do deputado estadual de Minas Gerais, André Quintão.

O assistente social, José Crus, destacou que a consolidação das políticas públicas de assistência social foi possível em função dos compromissos firmados com os entes federados. Segundo ele, há uma rede de equipamentos presente em todo Brasil e o compromisso deve ser o de manter essas conquistas, que se viabilizaram de modo mais expressivo na última década. “Sem democracia não tem SUAS”, finalizou José Crus.

A presidente do Cogemas, Júlia Restori, relatou preocupação com a forma como as políticas públicas de Assistência Social têm sido encaradas pelo atual governo federal. Segundo Júlia, em reunião com a secretária nacional de Assistência Social, Maria do Carmo Brant Carvalho, ficou evidente que uma das preocupações centrais do governo é criar portas de saída para o Bolsa Família. “Mas não é a porta de saída numa perspectiva de encontrar oportunidades, ampliar a cidadania, mas numa perspectiva de que a política pública é um gasto e não investimento. Então, quando você encara como gasto, tem que economizar. Nós temos que ter um enfrentamento, não aceitaremos que os usuários do Bolsa Família sejam penalizados”, relatou.

Júlia Restori também reafirmou a importância de que a Comissão Intergestores Tripartite (CIT) continue sendo respeitada como um espaço de pactuação e deliberação das políticas públicas de Assistência Social.

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) foi representado no lançamento da Frente pela conselheira Cláudia Natividade. “Quando falamos da fragilização da política de Assistência Social sabemos isso vai atingir de forma central a vida das mulheres, com reflexo na vida das crianças e das famílias, uma vez que as mulheres ainda são as principais responsáveis por todas essas perspectivas do cuidado na sociedade”, avaliou a conselheira. Cláudia Natividade reforçou a disposição e abertura do CRP-MG em fazer parte das ações em defesa da Assistência Social.

A representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Cleide Maria, registrou o apoio dos trabalhadores que ela representa à defesa do SUAS. Segundo Cleide Maria, os retrocessos na política de Assistência Social representam impactos diretos na vida dos catadores.

Manifesto – Durante o lançamento, as organizações presentes fizeram a leitura do Manifesto da Frente Mineira em Defesa do SUAS e da Seguridade Social. Para acessar o Manifesto, clique aqui.

As informações sobre as ações da Frente podem ser acessadas no site maissuas.org e na Página do Facebook.



– CRP PELO INTERIOR –