Frente Parlamentar da Reforma Psiquiátrica é lançada no país

Com informações da Agência Câmara

Nesta quarta-feira (6), foi lançada no Congresso Nacional, em Brasília, a Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial, dia marcado pelos 15 anos da Lei n. 10.216/2001, a Lei da Reforma Psiquiátrica. O lançamento foi convocado pela deputada federal Érika Kokay e contou com a participação de Nilma Lino, ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos; Lúcio Costa, ex-secretário nacional de Direitos Humanos; Milton Freire, da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (Renila); e Iracema Polidoro, da Movimento Nacional da Luta Antimanicomial (MNLA).

Segundo a coordenadora da Comissão de Saúde do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), Odila Braga, esse lançamento integra a luta por uma saúde mais inclusiva em um momento extremamente delicado da política brasileira.

“Temos muitas batalhas para vencer. A mais atual diz respeito à nomeação do médico Valencius Duarte Filho para Coordenação-Geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde (CGMAD/MS) que se constituiu em uma interferência drástica em um processo que vem sendo construído pela Luta Antimanicomial. Buscamos uma assistência baseada na escuta e no protagonismo dos usuários de saúde mental. Neste 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, temos que ter em mente que ainda há muito pelo que lutar e por isto nosso lema diante das atuais circunstâncias é Retrocesso Não! Nenhum passo atrás!”, afirma, a psicóloga.



– CRP PELO INTERIOR –