12 jul Frustações no esporte foram discutidas no programa de rádio do CRP-MG
Na última semana, a seleção brasileira foi eliminada da Copa do Mundo e o Psicologia em Foco no rádio desta quarta-feira, 11/7, falou sobre decepções no futebol. A entrevistada foi a psicóloga, Marisa Santiago, mestre em Ciências do Esporte pela UFMG, psicóloga da Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte, professora de Psicologia do Esporte e psicóloga do Minas Tênis Clube. Para ouvir o programa da íntegra, clique aqui.
A psicóloga explicou que o contexto econômico e político de uma país interfere muito na relação e reações dos torcedores com a vitória e a perda no esporte. “Emocionalmente ela é diferente para os brasileiros, principalmente pelas questões que o país vem enfrentando economicamente e politicamente. A gente sabe que o esporte tem uma relação muito próxima com o poder, tanto que politicamente o esporte foi usado várias vezes como um instrumento de poder”, disse Marisa Santiago.
Ela acrescentou que sempre haverá torcedores que sentirão mais a derrota que outros devido à identificação com a seleção ou time. Sobre a eliminação da seleção brasileira na Copa do Mundo, Marisa explicou que por conta do resultado da última Copa, os brasileiros não sentiram tanto a frustração da eliminação.