Genocídio da Juventude negra é tema de programa de rádio

No mês da Consciência negra programa aborda a violência policial que a juventude negra sofre e o papel da Psicologia no atendimento a essa população

Na quarta-feira, 13, o Psicologia em Foco no rádio trouxe mais um programa voltado para temática étnico-racial, com o mês da Consciência Negra: o genocídio da juventude negra. Para falar sobre o assunto foi convidado o psicólogo Giovanni da Silva, que é integrante da coordenação da Comissão Psicologia e Juventudes do CRP-MG e militante pela causa das juventudes.

Ouça a entrevista completa no player abaixo:

O psicólogo discorreu sobre as grandes limitações do investimento governamental em políticas públicas voltadas para a população negra. Explicou que, apesar do atual contexto, historicamente o Estado não forneceu à população negra ações que garantissem os seus direitos sociais, após o período escravocrata.

A evasão escolar, que atinge mais de 60% dos jovens negros(as), é uma forma de genocídio da juventude negra, apontou Giovanni. “Várias questões que acontecem hoje são atravessadas pela racialidade, as pessoas negras são as que sofrem maior vulnerabilidade. Ou seja, ser branco no Brasil hoje é um privilégio mesmo que seja pobre”. Para ele, essa realidade impacta não só na educação, como também na saúde dos(as) jovens negros(as).

A violência sofrida pela juventude nas abordagens policiais também foi pontuada pelo psicólogo, que enfatizou a necessidade de uma reestruturação na formação dos profissionais da segurança pública, que hoje são “treinados quase para um combate a guerra”, afirmou.

O programa Psicologia em Foco no rádio é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência. Vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, pela frequência 880AM ou online no http://www.inconfidencia.com.br.

 



– CRP PELO INTERIOR –