Gestão de Carreiras foi assunto do Psicologia em Foco desta quarta-feira, 22/9

Encontro no Conselho Regional de Psicologia (CRP-MG) abordou temas como carreira, planejamento e desenvolvimento pessoal

Veja o evento na íntegra.

Para abordar o assunto “Gestão de Carreiras”, no Psicologia em Foco desta quarta-feira (22), no Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), participaram Ana Luzia Carvalho Rezende Fonseca, psicóloga, especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho; e Lígia Carolina Oliveira Silva, doutora e mestra em Carreira e Realização Profissional e professora de Psicologia na Universidade Federal de Uberlândia.

Ao iniciar a conversa, Ana Luzia – que integra a Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho do CRP-MG – disse que a gestão de carreiras passa por um momento incerto, cercada por um mercado competitivo, mas que isso não deve ser desmotivador. “Fazer uma gestão de carreiras é tomar uma série de decisões focando no futuro profissional. Pensar no presente, no que estou almejando, estabelecer metas, gerir uma carreira, assumindo novos desafios e desenvolvendo novas competências” disse. A psicóloga ainda ressaltou que uma má administração pessoal pode atrapalhar a gestão, e, por isso, “se autoconhecer é imprescindível”.

Para Lígia Carolina, convidada que se apresentou na sequência, a abordagem de gestão de carreiras ainda é feita de forma elitista e limitada. “O tempo inteiro tenho a sensação de que estamos fazendo isso apenas para um extrato social. Considerando toda a realidade que temos hoje, precisamos alargar os estudos de carreira para incluir pessoas. Quando falamos do Brasil como um todo, a maior parte das pessoas não tem o poder de escolha”, disse.

A doutora também pontuou que a carreira está cada vez menos ligada à vínculos institucionais e se envolve mais com processos subjetivos. Segundo ela, não é uma sequência de empregos remunerados, porque envolve, também, experiências de estudo, intercâmbios e ações de autodesenvolvimento. Para finalizar, ela ainda frisou 3 aspectos que devem constituir o planejamento e carreira; autoconhecimento, escolha e colocação profissional.

A mesa foi mediada por David Guzman Chumo, psicólogo, mestre em administração, mestre em Gerência para o Desenvolvimento Social e integrante da Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho do CRP-MG.

 

 



– CRP PELO INTERIOR –