05 maio Grupo de psicólogas(os) publica carta sobre queixas escolares no contexto da pandemia
O documento aborda tópicos sobre o exercício da profissão no período pandêmico.
As mudanças provocadas pela pandemia de Covid-19 no âmbito da educação e as queixas escolares trazidas por esse novo momento, que afetou psicólogas(os), alunas(os), professoras(es) e as próprias instituições de ensino, além de toda a comunidade escolar, foi o principal motivo para a produção de uma carta com sugestões e avaliações para a atuação da categoria frente a essa nova realidade.
O documento “Reflexões e proposições construídas no Evento on-line do GIQE: Queixas Escolares e Atuação das/os Psicólogas/Os em Tempos de Pandemia: Vamos Construir Parâmetros?” foi formulado pelo Grupo Interinstitucional Queixa Escolar (GIQE) a partir de encontros realizados virtualmente sobre temática da Psicologia escolar e educacional.
A produção, que pode ser conferida, na íntegra, no site do CRP-MG, esmiuça a atuação da Psicologia em seus âmbitos clínicos e institucionais frente às queixas escolares em meio à pandemia. Os princípios e práticas da Psicologia que se revelaram úteis no período são abordados, bem como a definição de propostas para a categoria e para o Sistema Conselhos dentro do escopo da educação.
O compilado elenca o que foi revelado durante os encontros virtuais e traz reflexões sobre o futuro.
O documento também traz sugestões, como a manutenção dos espaços de encontro e discussão dentro do ambiente escolar, “mesmo que as circunstâncias pandêmicas cessem”.
“Essa seria uma ferramenta excelente em qualquer situação, mas parece imprescindível em um momento de crise como foi a pandemia, quando as pessoas muitas vezes tiveram que inventar modos de agir novos e por conta própria”, diz trecho da carta.
Outra sugestão apresentada ao Sistema Conselhos de Psicologia a partir de relatos das(os) profissionais foi a atuação cada vez maior nos espaços de decisão governamentais e não-governamentais.
“Esses relatos apontam para uma necessidade de que a categoria participe cada vez mais ativamente de espaços de decisão governamentais e não governamentais, como já acontece, porém seria importante que os Conselhos criassem mecanismos para facilitar e mobilizar mais pessoas a reivindicar a defesa de políticas públicas já existentes e a criação ou implementação de outras novas”, mostra.
Outro ponto que surgiu das conversas do GIQE foi a necessidade de maior capacitação de psicólogas e psicólogos para atuação no mundo digital, “lembrando que uma crise como a pandemia do coronavírus pode até chegar ao fim, mas muitas das mudanças que trouxe possivelmente irão permanecer.
O que é o GIQE ?
O GIQE é um coletivo de psicólogas(os) que atuam em diversas áreas (Educação, Saúde, Assistência Social, Ensino Superior e outras) e estudantes de Psicologia. O grupo dedica-se a estudar, pensar e divulgar modos de atuação da categoria frente às dificuldades e sofrimentos da vida escolar em uma perspectiva crítica, que entende o ser e o acontecer humano como singulares, porém constituídos no seio de grupos e instituições que guardam relações de poder. Assim, a escola e seus funcionamentos são indissociáveis da produção das queixas escolares.