Impactos ambientais são tema no programa de rádio Psicologia em Foco

No dia 22 de abril, é comemorado o dia do Planeta. Em novembro do ano passado, o desastre em Mariana chocou o país pelas consequências que trouxe à população da cidade e de outros estados. Vidas e casas perdidas, pessoas desesperadas e a morte de rios fizeram parte do ocorrido. Pensando nesses dois momentos, o programa de rádio Psicologia em Foco desta quarta-feira (20) abordou o tema “Impactos ambientais na vida da população”.

A convidada foi a psicóloga ambiental, Hélcia Veriato. Ela é professora de Psicologia Socioambiental da FEAD, possui especialização em Engenharia pela UEMG e em Administração pela FEAD. Pesquisa políticas públicas ambientais em Minas Gerais e está desenvolvendo um estudo do caso Mariana.

Hélcia explicou que a Psicologia Ambiental estuda como os sentimentos são afetados por causa do ambiente. “No caso das tragédias ambientais, o mais comum é o sentimento de perda do lugar, da casa que deixa a vítima sem uma referência do local, de onde está”, declarou.

Quando se é perguntado de que forma o profissional da Psicologia pode contribuir para que as pessoas estejam mais atentas às questões ambientais, Hélcia afirma que elas devem lutar pela garantia de direitos, apesar disso ser um desafio. “A população deve estar atenta ao que está sendo feito ao redor. Por exemplo: vai ser construído um lixão perto da minha casa. Tenho que procurar saber por quais motivos aquele local foi escolhido”, relatou.

Na tragédia de Mariana, Hélcia explicou que seu trabalho era junto dos bombeiros. “Recebemos várias cartas destinadas a esses profissionais como forma de apoio, agradecendo pelo trabalho já que eles sofriam bastante pressão de todos envolvidos”, disse. Para completar, a psicóloga declarou que a Psicologia precisa saber que é importante que ela esteja dentro das políticas públicas voltadas para o meio ambiente.

Para ouvir a entrevista completa, utilize o player abaixo.



– CRP PELO INTERIOR –