Impactos da crise política e financeira nas juventudes foram abordados em encontro no CRP-MG

Nesta quarta-feira (20), o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) realizou o Psicologia em Foco com o tema “A crise político-financeira e seus impactos para as juventudes”. Para falar sobre o assunto participaram a pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Daps/Ensp/Fiocruz) e diretora do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Isabela Soares Santos; e a graduada em Pedagogia, escritora e militante pelo ”De pé raça poderosa”, Ayana Omi. A mesa foi mediada pelo psicólogo e coordenador da Comissão de Psicologia e Juventudes do CRP-MG, Giovanni Silva. Clique aqui para ver as fotos e clique aqui para ver o vídeo.

Ao iniciar a conversa, Isabela Santos ressaltou que o Brasil vive uma crise já há muitos anos no âmbito da política, da economia, dos direitos sociais e também moral. De acordo com ela o fator que mais dificultou a vida das juventudes brasileiras foi a adoção da política de austeridade: no resultado de suas pesquisas apurou que o governo enxerga as despesas com educação e saúde como gastos negativos, mas isso deve ser visto como investimento.

Política que afeta os mais vulnerabilizados – Ainda de acordo com sua pesquisa, ela disse que essa política afeta, majoritariamente, os mais vulnerabilizados e consequentemente a população em situação desigual. “Para os políticos não existe austeridade. Mas, se nos organizarmos em torno de um projeto comum conseguiremos, sim, reverter esse quadro”, completou.

Ayana Omi, para dar continuidade, observou que a crise política é muito presente na juventude negra e que já é datada de muitos anos. “Colocar juventudes no plural é pensar na diversidade”, disse. Mas segundo ela, a própria educação brasileira é um espaço de exclusão, porque não pensa em fortalecer a mente desses jovens.

A pedagoga também alertou para o fato de que a juventude negra precisa ser incluída na sociedade, e não integrada. “A crise político-financeira é uma crise racial. É uma crise que envolve a supremacia branca e o julgamento e assassinato dos corpos pretos no controle do poder”, finalizou.



– CRP PELO INTERIOR –