21 nov Impactos do racismo na sociedade foram abordados no programa de rádio dessa semana
Na semana em que é lembrado o Dia da Consciência Negra, o Psicologia em Foco no rádio deu sequência à série de entrevistas especiais sobre relações étnico-raciais. Nesta quarta-feira, 20/11, foram abordados os diversos racismos da sociedade. O Brasil, que foi um dos últimos países a eliminar a escravidão e o tráfico negreiro, ainda sente os impactos da abolição tardia.
A convidada para a entrevista foi a conselheira e vice-presidenta do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais e coordenadora da Comissão de Psicologia e Relações Étnico-Raciais do CRP-MG, Suellen Fraga.
Ouça a entrevista completa no player abaixo:
A importância de sempre relembrar e discutir a existência do racismo foi o ponto chave da entrevista. Suellen Fraga lembrou: “é importante que a sociedade reconheça que o racismo existe, que somos diferentes e não iguais. Não é problema nenhum a diferença. Não assumir a diferença possibilita o entendimento que o igual, o homogêneo, que é bonito e que deve ser aceito”.
Segundo o IBGE, a população negra é a que mais sofre com o desemprego e com a desigualdade no Brasil. A média de desempregados no país é de 11,9% da população, mas esse índice sobe para 15% no caso de pretos e 14% para pardos. “É importante problematizar essas informações e se essas pessoas estão trabalhando em empregos formais, pois elas devem estar formalizadas, reconhecidas nos seus trabalhos“, afirmou Suellen.
Por fim, Suellen destacou como a Psicologia pode contribuir para que a prática antirracista seja mais comum e lembrou que todas as(os) profissionais da área devem tratar esse tema com seriedade e importância. “É um trabalho para que a categoria profissional se implique com essa temática, que demanda o envolvimento de todas(os) psicólogas(os)”, apontou a conselheira.
O programa Psicologia em Foco no rádio é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência. Vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, pela frequência 880AM ou online no http://www.inconfidencia.com.br.