11 nov Importância da luta antirracista para as subjetividades será tema de live no dia 17
Propagar o debate do enfrentamento aos racismos, a partir das atuações antirracistas, e seus efeitos subjetivos é o objetivo do evento.
Delinear os efeitos no racismo na subjetividade e verificar as estratégias possíveis para descolonizá-la são os pontos de reflexão da live marcada para o dia 17, às 17h, pelo Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG). O evento, que leva o título “A importância da luta antirracista para as subjetividades – uma perspectiva multidisciplinar”, será transmitido pelo canal da autarquia no YouTube.
A atividade é organizada pela Comissão de Orientação em Psicologia e Relações Étnico Raciais, que espera refletir sobre como o colonialismo organiza as relações e perpassa a vida dos sujeitos de maneira violenta, o papel que a Psicologia assume ética e politicamente contra o racismo, inclusive fornecendo ferramentas para o desmantelamento dos seus efeitos a nível psicológico, simbólico e social.
São convidadas(os) para a live:
Etiene Pereira Martins – Graduada nos cursos de Jornalismo Multimídia e Publicidade e Propaganda. É especialista em Comunicação e Saúde (Escola de Saúde Pública de Minas Gerais) e mestranda em Comunicação e Cultura (UFRJ). Desde 2010, pesquisa as relações raciais e de gênero na comunicação. Fundou a livraria Bantu em Belo Horizonte, onde trabalha com literatura que aborda as relações raciais com o enfoque na população negra.
Jair da Costa Junior – Pesquisador anticolonial, doutorando em Sociologia (UFMG), mestre em Ciências Sociais (PUC Minas), especialista em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP / UFMG) e graduado em Serviço Social (PUC Minas). Membro docente do Projeto Ciclo Permanente de Estudos e Debates sobre a Educação Básica (SIEX-UFMG), desde 2018, atuando também no curso de atualização em Educação para as Relações Étnico-Raciais – Africanidades Brasileiras. Membro pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Relações Étnico-Raciais (NEPER).
Ueslei Solaterrar da Silva Carneiro – Baiano de Alagoinhas, psicólogo (UFBA), residência em Saúde Mental (IPUB/UFRJ). Mestre e doutorando em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). Diretor do CAPS III Casa Azul em Mesquita-RJ. Supervisor clínico-institucional da rede de Saúde Mental de Queimados/RJ. Coordenador e professor do curso de Psicologia da Universidade Estácio /Campus Campo Grande-RJ. Trabalhador e militante da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial, antirracista e anti-LGBTQIA+fobia.
Mediação:
Alessandra Belmonte – Psicóloga (Puc Minas). Atualmente é coordenadora de projetos na Cáritas Regional Minas Gerais, desenvolvendo suas atividades no serviço de alta complexidade da política de assistência social em interface com a política habitacional no Abrigo Municipal Granja de Freitas. É integrante da Comissão de Orientação em Psicologia e Relações Étnico-Raciais e da Comissão de Orientação em Psicologia e Política de Assistência Social
Agenda
Tema: A importância da luta antirracista para as subjetividades – uma perspectiva multidisciplinar
Data: 17/11 (quarta-feira)
Horário: 17h
Canal: Youtube