Inclusão e empregabilidade de pessoas com deficiência é tema de programa de rádio

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, é comemorado desde 1982. A data coincide com o início da primavera para remeter à renovação e o renascimento de pessoas com deficiência.

Ouça a entrevista.

O Psicologia em Foco no rádio desta quarta-feira, 25, abordou sobre acessibilidade, inclusão e mercado de trabalho para pessoas com deficiência. A psicóloga e convidada do programa, Denise Martins, tem especialização em pedagogia empresarial e formação em terapia sistêmica e em terapia breve e estratégica.

Denise explicou que, apesar da qualificação de pessoas com deficiência, a exclusão no mercado de trabalho ainda existe. Para ela, é necessário que os profissionais organizacionais repensem suas práticas nas empresas. “Os processos seletivos ainda são planejados para pessoas típicas. Vamos pensar no autista, se ele tem dificuldade na interação social e ele vai para um processo seletivo onde a metodologia é uma dinâmica de grupo, é impossível para ele se sobressair. Aquilo ali é uma barreira quase que intransponível”, exemplificou.

A falta de acessibilidade arquitetônica e de mobilidade é outro ponto de extrema importância citado pela psicóloga. Apesar do modelo universal de acessibilidade estar na legislação brasileira, há ainda um o olhar pouco sensibilizado da população. Como exemplo, Denise citou o uso inapropriado dos patinetes nas ruas que são posicionados em locais de grande movimentação, e que dificultam a locomoção de pessoas cegas, idosos, cadeirantes, entre outros.

O programa Psicologia em Foco no rádio é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência. Vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, pela frequência 880AM ou online no www.inconfidencia.com.br.



– CRP PELO INTERIOR –