Informações sobre atuação do CRP-MG em apoio a Brumadinho

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) está empenhado na articulação de ações que contribuam com a assistência às vítimas do rompimento da barragem da Mina do Feijão, em Brumadinho (MG). Nesta seção serão compartilhadas informações sobre as providências que estão sendo tomadas:

Reuniões em Brumadinho: desde o dia 26 de janeiro (sábado) conselheiras dos CRP-MG têm participado de reuniões em Brumadinho. O Conselho tem sido representado pela presidenta, Dalcira Ferrão; conselheira Mariana Tavares, coordenadora da Comissão de Psicologia de Emergências e Desastres; e a conselheira referência da Comissão Metropolitana de Psicologia e Política de Assistência Social, Márcia Mansur.

29/01/2019 – Reunião da Comissão de Psicologia de Emergências e Desastres do CRP-MG. Local: Sede do Conselho (Rua Timbiras, 1.532, 6º andar, BH). Horário: 19 horas.

28/01/2019 – A presidenta do CRP-MG informa a categoria que o Conselho está participando de reuniões com representantes dos poderes públicos e demais instituições que estão atuando na região. Está em curso um mapeamento inicial da realidade para avaliar quais providências serão tomadas. Assista o vídeo na íntegra.

– O CRP-MG recebeu por e-mail informações de psicólogas(os) interessadas(os) em se voluntariar para atuar na região. Devido à grande procura o cadastro foi encerrado. Em breve serão comunicadas as estratégias serão implementadas e como será o envolvimento da categoria.

26/01/2019 – CRP-MG publica “Nota de posicionamento frente à tragédia socioambiental anunciada da Mina do Feijão, em Brumadinho”.


Referências que o CRP-MG indica no tema da Psicologia de Emergências e Desastres:

Da prevenção à recuperação: o enfrentamento às situações de emergências e desastres

O cuidado com crianças e adolescente afetados por catástrofes

Recomendações para recuperação emocional à população afetada por catástrofes

Eventos que o CRP-MG já promoveu sobre o tema da Psicologia das Emergências e Desastres:
Psicologia em Foco, realizado em 20/06/2018 com o tema “Psicologia das emergências e desastres: a pluralidade das ações nos diversos territórios”.
Veja o registro na íntegra.