Intolerância religiosa e saberes da negritude são abordados no programa de rádio

Vinte e um de janeiro é o dia em que se lembra a importância de combater a intolerância religiosa no Brasil. Por esse motivo, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) dedicou o programa de rádio semanal ao tema por meio da entrevista à doutora em Psicologia, mestra em Psicologia Social e também pós-graduada em Filosofia e Psicoterapia Fenomenológico-Existencial, Maria Clara Jost.

Confira o programa completo abaixo:

O Brasil, que é o país com o maior número de pessoas negras fora da África, sofre de preconceito, discriminação e até violência a adeptos às religiões de matriz africana. “Não é um problema de religião, isso na realidade está revelando um histórico preconceito em relação à população negra. E isso se dá pela incompreensão daquela cultura e daquele povo. Tudo que é diferente tende a provocar reações diversas ”, disse Maria Clara.

A conscientização de que cada um tem o direito e a liberdade de escolher a sua religião e crença, é a principal chave para provocar a redução dos casos de intolerância que acontecem hoje no Brasil. “De se colocar mais próximo, de pensar o que me machuca. De pensar no sofrimento individual, pode ajudar a imaginar como final o sofrimento macro de uma cultura, de uma sociedade”, completou a psicóloga.

Por fim, a importância de se lembrar em quais vias a Psicologia pode atuar ajudando e contribuindo nesse debate no que diz respeito ao combate à intolerância religiosa foi destacado por Maria Clara: “A psicologia chama atenção para o respeito que se deve ter, em qualquer maneira, em qualquer condição da pessoa humana, da sua integridade, tanto no sentido físico como no psicológico”.

E para o próximo programa, será veiculado em edição especial nesta sexta-feira, dia 24, véspera do primeiro ano da tragédia socioambiental em Brumadinho.

O Psicologia em Foco no rádio é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência. Vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, pela frequência 880AM ou online no http://www.inconfidencia.com.br.



– CRP PELO INTERIOR –