Juventudes e política entraram em pauta no programa de rádio do CRP-MG

Nesta quarta-feira, 19/9, o Psicologia em Foco no rádio abordou o tema “A crise política e seus impactos para as juventudes”. Entrevistamos o psicólogo e coordenador da Comissão de Psicologia e Juventudes do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), Giovanni Alberto da Silva.

Ouça a entrevista completa.

No dia 7 de outubro, acontece o 1º turno das eleições, quando o Brasil decidirá os seus novos governantes. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há mais de 14 milhões de pessoas desempregadas no Brasil e o Ministério da Saúde registra mais de 63 mil homicídios anuais. Soma-se a esse cenário social, um clima de desencanto e intolerância em torno das questões políticas.

Giovanni Silva explicou que o aspecto midiático contribui com a percepção negativa do eleitor brasileiro sobre a política. Segundo ele, é importante que a sociedade seja informada, mas os meios de comunicação têm focado nos pontos negativos e na corrupção e não dão visibilidade às boas práticas e isso deixa a população em um clima de falta de esperança e confiança.

O psicólogo também se atentou ao fato de que a Psicologia precisa fazer com que as opiniões possam ser expressadas e estejam de acordo com a ética. Para ele, diante do cenário atual, a(o) profissional tem o dever de combater a violência, o racismo, a homofobia, a intolerância e tudo aquilo de negativo que advém da divergência de opiniões e da polarização de posicionamentos. “O psicólogo tem a capacidade de mediar e de facilitar que as boas práticas estejam em evidência”, finalizou.



– CRP PELO INTERIOR –