Lançamento de publicações produzidas pelo Conselho mobiliza público em Belo Horizonte

Sessão de autógrafos com autoras(es) e reflexões sobre Psicologia e Direitos Humanos marcaram a noite

Fotografia do lançamento dos livros em BH Na última sexta-feira, 20/10, psicólogas(os), estudantes e interessadas(os) puderam conhecer seis novas publicações produzidas pelo Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais – CRP-MG.

A noite de lançamento foi marcada por encontros, troca de informações e de experiências entre as(os) participantes. O tema escolhido para incentivar o diálogo foi “Psicologia e direitos humanos: concepções, práticas e reflexões críticas”.

Na ocasião, o público foi recepcionado pela cantora e compositora Rayane Silva, que também é estudante de Psicologia. “Me sinto honrada por fazer parte dos encontros pela via musical, mas também enquanto futura profissional! Se tem uma palavra que sintetiza os encontros do Conselho é zelo, além das trocas de afetos, a possibilidade de fala, deixando sempre o convite de assumirmos cada vez mais uma Psicologia real dentro do nosso contexto e em meio às nossas diversidades!”, destacou.

Direitos Humanos no exercício profissional

O bate-papo foi conduzido pela conselheira presidenta do CRP-MG, Suellen Fraga. A psicóloga destacou que os Direitos Humanos transitam entre os diferentes temas das publicações e trazer esses assuntos para os espaços democráticos é extremamente importante. “A temática dos Direitos Humanos perpassa nosso fazer nos diferentes lugares nos quais atuamos, é norteador do compromisso social a partir também do nosso compromisso ético de trabalho com a sociedade”, enfatizou.

Após destacar obras e autoras(es), Suellen defendeu que Direitos Humanos precisam ser pensados para além de palavras soltas, devem ser garantidos, pregados e promovidos. “Não se trata de uma opção, é um compromisso da nossa prática enquanto profissionais entender como colocamos nossa escuta, técnica e fazer diante dos Direitos Humanos, reconhecendo que somos interseccionalidades”, defendeu.

Contribuições para o fazer psi

A professora da UFMG e representante do CRP-MG na Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia, Paula Gonzaga, realçou a importância dos temas abordados nos livros. “Nós, psicólogas, estamos nas maternidades, nas Unidades Básicas de Saúde, mas não estudamos sobre isso. Nesse sentido, podemos destacar a relevância dessas publicações. Agradeço a todas as autoras e autores, pois contribuíram não só para nossa categoria, mas oferecem subsídios que poderemos utilizar na sala de aula”, avaliou.

“As publicações vêm de profissionais que também estão atuando, se interrogando e se permitindo repensar suas próprias práticas. Então, as produções e esse tipo de encontro me deixam muito orgulhosa e inspirada, porque nós temos muito mais a produzir e pensar nos ambientes formativos”, finalizou a professora.

Depois do bate-papo, o público foi acolhido pelas(os) autoras(es) em uma sessão de autógrafos. Na ocasião, foram distribuídos mais de 700 exemplares. Para quem não pôde participar, as obras seguem disponíveis em formato digital:

Cannabis em pauta: relatos da Comissão de Orientação em Psicologia em tratamentos com Cannabis Terapêutica
CREPOP Minas Gerais 15 anos: a Psicologia no campo das Políticas Públicas
Contextos e Práticas em Avaliação Psicológica
Leituras da religiosidade brasileira: Pierre Sanchis, entre a cultura e a Psicologia
Orientações sobre Publicidade Profissional
Psicologia Hospitalar em Minas Gerais: um recorte histórico de 1968 a 1988

Publicações do CRP-MG

Além dos títulos lançados, todas os materiais já produzidos pelo Conselho estão disponíveis no acervo digital:
acervodigital.crp04.org.br



– CRP PELO INTERIOR –