Lançamento do livro “Desafios da Avaliação Psicológica na Contemporaneidade” é realizado no CRP-MG

Ao todo, 20 autoras(es) participaram da primeira publicação

 O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) realizou nesta quinta-feira, 8, o lançamento do livro “Desafios da Avaliação Psicológica na Contemporaneidade”, produzido pela Comissão de Avaliação Psicológica do CRP-MG. A atividade detalhou o processo de produção da obra e seus desafios.

Dando início a atividade, o psicólogo, conselheiro do CRP-MG e co-autor do livro, Délcio Guimarães, pontuou a importância da obra para o Conselho. “É muito relevante para nós produzirmos esses artigos e termos um acervo para a nossa história”, alegrou-se. A psicóloga e co-autora, Elza Maria Lobosque, junto ao conselheiro, introduziu uma breve leitura sobre os temas dos dez capítulos do livro e citou as(os) profissionais que contribuíram para a obra.

Para a profissional, que é coordenadora da Comissão de Avaliação Psicológica em Juiz de Fora, a intenção era integrar a Sede e as Subsedes. “Nós buscamos trazer Belo Horizonte e o interior conversando juntos sobre a avaliação psicológica, com a intenção de discutir e crescer. Nossa proposta sempre foi trabalhar juntos as duas condições”, explicou.

Após levantamento realizado nas Subsedes e na Sede, sobre os principais desafios para a categoria, deu-se início o desenvolvimento do livro, relembrou Délcio. Os capítulos foram escolhidos pela Comissão, a partir das demandas das(os) psicólogas(os), dentre elas: os testes psicológicos disponibilizados na internet, a terceirização da avaliação psicológica e o atendimento em locais inadequados. “Todos esses pontos muito comuns”, afirmou Délcio.

Em segundo momento, uma roda de conversa foi organizada para que as(os) autoras(es) comentassem o processo de construção de cada capítulo, que em alguns casos, surgiu a partir do desenvolvimento de um projeto realizado no período de formação acadêmica, como foi o caso da psicóloga Sthéfane Rayane Freitas, co-autora do capítulo “A Psicologia e sua interface com a justiça: a avaliação psicológica em disputa de guarda”. Sthéfane disse que “ o trabalho foi fruto do meu TCC, veio da minha experiência no tribunal de justiça, onde estagiei nas avaliações psicológicas das escutas de guarda”, explicou.

Marcela Fernanda Corrêa, psicóloga e co-autora do capítulo “Cirurgia Bariátrica no Brasil – contribuições da Psicologia”, disse que o projeto foi um marco para sua vida profissional. Consultora em avaliação psicológica, destacou a oportunidade de repensar a área. “Espero que esse seja o primeiro de muitos livros”, enfatizou.

 



– CRP PELO INTERIOR –