Live dialogou sobre a importância da Psicologia do Trânsito

Encontro integra campanha de mobilização do Sistema Conselhos de Psicologia

Na quarta-feira, 2/12, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais promoveu a live “A importância da especialidade da(o) psicóloga(o) do trânsito”. A ação acontece em um contexto de grave retrocesso: no dia 13 de outubro de 2020 foi aprovada a Lei nº 14.071, que altera o Código de Trânsito Brasileiro. A nova legislação compromete a segurança viária, uma vez que retira a exigência de especialidade em Psicologia do Trânsito e de Medicina do Tráfego para psicólogas(os) e médicas(os) que atuam nas avaliações. A lei também suspende a necessidade de avaliação psicológica nos casos de motoristas que perderam a habilitação devido a infrações no trânsito e que retornam à condução veicular.

O encontro contou com as contribuições das psicólogas e coordenadoras da Comissão de Orientação em Psicologia do Trânsito, Ana Luísa Rodrigues e Selma Sousa. A mediação foi realizada por Christiane Leolina, que também integra a Comissão e é membro da diretoria da Sociedade de Avaliação Psicológica de Minas Gerais (SAPSI-MG).

Violência no Trânsito – As participantes realçaram que a especialidade permite às(aos) psicólogas(os) realizar um atendimento à sociedade com mais qualidade. “Estamos sempre nos atualizando e buscando boas baterias de testes para atender melhor o nosso público, que é muito diverso”, afirma Ana Luísa. “Se eu tenho uma questão de saúde, entendo que qualquer profissional de medicina pode me atender, mas se ele for especialista naquele problema será melhor. Entendo que a situação é a mesma”, compara.

Selma Sousa explica que a especialização em Psicologia do Trânsito permite o domínio das técnicas e o desempenho de um bom trabalho. Ela destaca que o trânsito brasileiro é muito violento: com registros de 40 mil mortes por ano, além de inúmeras vítimas que ficam com sequelas. Nesse cenário, o papel das avaliações é de extrema importância para a segurança de toda a sociedade. “O veto coloca a avaliação psicológica como uma punição. Como se apenas o fato da pessoa ser avaliada já a punisse e não se trata disso”, argumenta.

Comissão – A Comissão de Orientação em Psicologia do Trânsito do CRP-MG foi reativada em função da mobilização para derrubar os vetos ao Código Brasileiro de Trânsito. Ana Luísa e Selma reforçaram o convite a psicólogas(os) que têm interesse no tema a participarem do grupo. As datas e horários das reuniões serão divulgados no site do CRP-MG: https://crp04.org.br/o-conselho/comissoes-e-gts/

Mobilização – As participantes da live reforçaram o convite para que toda a categoria participe da mobilização pela derrubada dos vetos. O Sistema Conselhos de Psicologia está desenvolvendo um conjunto de ações, dentre elas a publicação de uma campanha nas redes sociais e da pressão junto a parlamentares. Por meio de um site criado para essa campanha, é possível enviar mensagens a deputados e senadores:
https://site.cfp.org.br/salvevidastransito/

Participe!

Assista a live na íntegra:



– CRP PELO INTERIOR –