Machismo foi tema do programa de rádio Psicologia em Foco

Nesta quarta-feira (13), o programa de rádio Psicologia em Foco teve como convidada a psicóloga Thalita Rodrigues para falar sobre o mito de que mulher foi feita pra casar. Ela tem experiência na área de direitos humanos especialmente nas questões de violências contra as mulheres, gênero, raça e sexualidade. O programa é uma parceria do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) com a rádio Inconfidência AM. É veiculado toda quarta-feira, 12h30 na frequência 880AM.

Thalita iniciou a entrevista falando sobre o machismo existente na sociedade quando se fala nesse assunto. Ela ainda afirmou que o casamento é visto por algumas pessoas como a maior realização de uma mulher. “Muitas mulheres são felizes profissionalmente mas não se sentem completas por não terem um companheiro. Mas isso também é muito relativo, pois também há aquelas que não pensam em casamento de forma alguma”, explicou. A psicóloga abordou ainda a desigualdade no ambiente corporativo. “Mesmo ocupando o mesmo cargo do que o homem, a mulher acaba ganhando menos que ele”, disse.

A convidada disse que a procura pelos profissionais da psicologia está muitas vezes relacionada a uma pressão de que a mulher deve estar acompanhada de alguém, estar casada. Além disso, ela finalizou deixando uma questão: o casamento é pressuposto para mulheres quando ela é heterossexual, mas e quando a mulher é lésbica? Essa pressão é feita da mesma forma?

Para ouvir a entrevista completa, utilize o player abaixo.

 



– CRP PELO INTERIOR –