17 mar Mais uma etapa no processo eleitoral do CRP-MG
Reunião nesta semana analisou detalhes sobre as inscrições das chapas
Ano importante para os conselhos de Psicologia. Além dos 60 anos de regulamentação da profissão no Brasil, 2022 será o momento de eleição dos novos plenários de representação da categoria, em âmbito estadual e nacional.
Em Minas Gerais, a Comissão Regional Eleitoral (CRE) se reuniu nesta segunda-feira, 14/3, para rever o Regimento Eleitoral com foco nas inscrições de chapas. A novidade para este ano é a inclusão das cotas na composição dos grupos.
Conforme a Resolução N° 5 de 3 de agosto de 2021, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), art 7°, parágrafo IV: as chapas deverão reservar, no mínimo, 20% das vagas para pessoas negras e indígenas e 10% para pessoas trans e com deficiência ou povos tradicionais, ou seja, do total de 30 vagas em Minas, nove serão destinadas às cotas.
A análise dos requisitos para aferição dos declarantes será feita pela Comissão Nacional de Heteroidentificação ou Aferição, em primeira instância e recursal, que emitirá parecer para a decisão das Comissões Eleitorais, e será regulamentada via Instrução Normativa do Conselho Federal de Psicologia.
Serão garantidos também, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de reserva de vagas para mulheres.
As(os) interessadas(os) já podem fazer a pré-inscrição da chapa, através do modelo de requerimento, disponível aqui
Das Inscrições:
O documento a ser preenchido contém o nome da chapa, a listagem de todas as candidatas(os) que a compõem e seus respectivos telefones celulares, além da indicação do e-mail que será utilizado na comunicação oficial entre a Comissão Eleitoral e a chapa. Sendo de sua responsabilidade a criação de um e-mail próprio e o acompanhamento diligente dos procedimentos.
No prazo de dois dias úteis, a contar do recebimento da pré-inscrição, a Comissão disponibilizará à encabeçadora um acesso ao sistema específico, no Site Oficial das Eleições.
A partir dessa etapa, a encabeçadora terá dois dias úteis para proceder o cadastro da sua chapa e efetivá-lo no sistema. Efetuado o cadastro no sistema, cada uma das candidatas da chapa deverá, no prazo de três dias úteis, preencher no sistema os dados solicitados e, obrigatoriamente, enviar os documentos e comprovantes solicitados.
Documentos e comprovantes necessários para efetivação da chapa
- Termo de concordância da candidatura e de elegibilidade;
- Cópia colorida e nítida de Carteira Nacional de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação;
- Cópia colorida e nítida do CPF, caso ele não conste na Carteira Nacional de Identidade;
- Cópia colorida e nítida do Título Eleitoral;
- Certidão de Quitação da Justiça Eleitoral;
- Comprovante de Quitação Militar;
- Certidão de Nada Consta de antecedentes criminais, no âmbito estadual, emitida pela justiça estadual;
- Certidão de Nada Consta de antecedentes criminais, no âmbito federal, emitida pela justiça federal;
- Documentos requeridos no artigo 7º, § 4º, IV, para participantes da Consulta Nacional;
- Documentos requeridos no artigo 9º, § 4º, para participantes de eleição regional.
Demais informações relativas ao processo eleitoral, estão disponíveis no hotsite que a autarquia preparou sobre a eleição de 2022. O CRP-MG ainda reforça que o contato oficial com as(os) candidatas se dá através do e-mail da Comissão Eleitoral: cre@crp04.org.br