Mal-estar nas escolas foi tema do Programa de Rádio do CRP-MG

Prevenção do suicídio entrou em pauta nesta quarta-feira, 5, no Psicologia em Foco no Rádio. O entrevistado foi Bruno Mendes, psicólogo clínico e membro da Comissão de Psicologia e Clínica do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG).

Ouça o programa na íntegra.

Segundo dados do Mapa da Violência de 2017, de 2000 a 2015, os suicídios aumentaram 65% entre pessoas com idade de 10 a 14 anos e 45% entre adolescentes. Para explicar esse quadro, Bruno ressaltou que os vínculos humanos estão ficando cada vez mais precários, ao mesmo tempo em que a tecnologia ocupa mais espaços. “A sociedade está voltada para a imagem. As pessoas querem parecer algo e não se preencherem de conteúdo” disse.

O psicólogo também ressaltou que quando acontece um problema na escola, os pais são chamados e responsabilizados, mas deve-se oferecer protagonismo às crianças e aos jovens. Para Bruno, eles devem ser convidados a pensar, a expressar seus sentimentos, já que muitas vezes não têm com quem falar sobre suas angústias. “A falta de perspectivas pode acabar levando ao suicídio”.

Para finalizar, Bruno também falou sobre o papel fundamental da Psicologia na prevenção de suicídios. “As pessoas precisam ter com quem compartilhar os sentimentos. E que esses sentimentos sejam colocados em perspectiva sem passar por respostas prontas ou automáticas”, pontuou.



– CRP PELO INTERIOR –