Mês da Mulher pautou série de atividades do Conselho

Durante o mês de março o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) realizou atividades relacionadas à temática mulher, utilizando as mais diversas abordagens. Ao todo foram quatro programas de rádio Psicologia em Foco, dez especiais “Encontros no Conselho” e a participação como organizadora de um evento na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Confira abaixo um resumo das atividades e clique aqui para visualizar o infográfico com estatísticas relacionadas à mulher.

No dia 4/3, a conselheira do CRP-MG, Cláudia Natividade, e a coordenadora da Comissão Perinatal da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Sônia Lansk, foram entrevistadas pelo programa Psicologia em Foco, na rádio Inconfidência AM, sobre as Resoluções nº 5 e nº 6 de 2014, do Ministério Público de Minas Gerais, que determinam que bebês de usuárias de álcool e outras drogas, como o crack, sejam afastados das mães dependentes químicas após o parto e levados para abrigos.

Entre os dias 9 e 12, a Subsede Norte realizou cinco atividades denominadas “Nuances do universo feminino, em Montes Claros, abrangendo palestras, lançamento de livro, blitz educativa, entre outras ações. No dia 11, novamente o programa na rádio Inconfidência AM, que vai ao ar toda quarta-feira, as 12h30, utilizou a temática mulher discutindo “mitos e verdades sobre a libido feminina”, com a psicóloga Vilene Eulálio.

Ampliação da representação –
 O Ciclo de Debates Reforma Política, Igualdade de Gênero e Participação “O que querem as mulheres de Minas” foi realizado por um grupo de entidades, entre elas o CRP-MG, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no dia 13. O evento, com participação intensa de deputadas e pessoas engajadas em movimentos sociais, colocou em pauta a urgência de uma reforma política que amplie a representação e a participação de mulheres em instâncias decisórias e representativa.

Os Encontros no Conselho Especial Mulheres iniciaram no dia 16 trazendo o tema “Mulheres, lesbianidade e bissexualidade: expressões para além da heteronormatividade”. Com o objetivo de fortalecer a discussão acerca das principais demandas, participaram do debate Dalcira Ferrão, psicóloga, conselheira do CRP-MG e coordenadora do GT Psicologia e Diversidade Sexual; Julinéia Soares, mestranda em Estudos Psicanalíticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), bissexual militante pela Rede Afro LGBT Mineira; e Rafaela Vasconcelos, doutoranda em Psicologia Social (UFMG), integrante da Equipe de coordenação do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT – NUH/UFMG.

No dia 18, a artista plástica e graduada em Psicologia, Rita Lessa, concedeu entrevista sobre o tema “A mulher e as artes”, no programa Psicologia em Foco, mostrando que a criação artística é uma forma de comunicação, de transmissão de mensagem, um recurso expressivo que possibilita às pessoas interagir, mesmo que seja apenas no plano do sentir.

Abuso e opressão – O enfrentamento a violência contra a mulher: desafios da formação de psicólogos e psicólogas para o atendimento dos casos de violência doméstica foi o tema discutido nos Encontros no Conselho do dia 23. O evento contou com uma apresentação de abertura das alunas de psicologia da Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (Fead), que mostraram as principais agressões que as mulheres são submetidas no dia-a-dia. Conduziram o debate a conselheira do CRP-MG, Marisa Sanabria; Simone Francisca, psicóloga e coordenadora do projeto de extensão”junt@s: mulheres e homens contra a violência de gênero” de atendimento a homens autores de violência doméstica contra mulheres; e Cláudia Natividade, psicóloga social, pesquisadora da área de estudos de gênero , também conselheira e integrante da Comissão Mulheres e Questões de Gênero do CRP-MG.

O ciclo de eventos “Encontros no Conselho: Especial Mulheres” teve programação também na subsede Centro-Oeste. O evento ocorreu no dia 24, em Divinópolis, utilizando a dinâmica de roda de conversa com o tema “Desafios da formação de psicólogos e psicólogas para o atendimento dos casos de violência doméstica”. Participaram como debatedoras a conselheira do CRP-MG, Cláudia Natividade, e Edna Aparecida Rodrigues, psicóloga fiscal do CRP-MG, especialista em Violência Doméstica.

A subsede Triângulo realizou, em Uberlândia, no dia 25, o debate “(Re)pensar, (re) construir e (re) significar as dicotomias de sexo e gênero: pelo respeito a todas as formas de ser, de viver e de desejar”, com a psicóloga especialista em Trabalho social com famílias, Carina Passos. O evento marcou o início dos trabalhos do GT Mulheres e Questões de Gênero da Subsede Triângulo.

Mais visibilidade – Também no dia 25, o programa de rádio Psicologia em Foco abordou “Mulheres em espaços de poder”, por meio da entrevista com a pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na área de estudos de gênero, Clarissa Paradis. A entrevistada analisou as razões que ainda levam a pouca presença feminina em altos cargos nas empresas e na política.

Encerrou o mês da mulher, no dia 30, mais um “Encontros no Conselho”. Desta vez a roda de conversa abordou “Mulheres negras e a luta por visibilidade e direitos”, com a conselheira do CRP-MG, Cláudia Natividade; Maria Aparecida Bento, doutora em Psicologia (USP) e diretora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT-SP); e Thalita Rodrigues, mestranda em Psicologia Social  e tutora do curso de especialização Gênero e Diversidade na Educação, coordenado pelo Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da Universidade Federal de Minas Gerais (NUH/UFMG).



– CRP PELO INTERIOR –