Método de mediação de conflitos auxilia as pessoas a aliviarem o sofrimento

Os métodos de solução de conflitos como a conciliação e a mediação foram tema do programa de rádio do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) desta quarta-feira (21). A psicóloga Cleide Andrade, mediadora de conflitos no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, concedeu entrevista e esclareceu algumas diferenças entre os procedimentos.

Segundo ela, a conciliação ocorre em um único encontro e é mais conhecido dos brasileiros. Já a mediação envolve mais de uma sessão para que seja possível construir o campo de diálogo e compreensão dos conflitos. “Esse método considera a importância dos laços de relacionamento e por isso busca a preservação da continuidade de uma boa relação entre as partes envolvidas”, explica.

Cleide Andrade explicou que os conflitos não têm somente aspectos objetivos, mas também ligados a questões emocionais, à necessidade das pessoas de reconhecimento e de respeito. “A mediação procura auxiliar as pessoas a falar das suas motivações internas, das suas necessidades intrínsecas, de modo que isso possa ajudar a aliviar o sofrimento”, concluiu.

Ouça a entrevista completa.

O Psicologia em Foco no rádio é uma parceria do Conselho Regional de Psicologia Minas Gerais (CRP-MG) com a Rádio Inconfidência – AM 880. Ele vai ao ar todas as quartas-feiras às 12h30.



– CRP PELO INTERIOR –