Mobilidade Humana e Trânsito é tema do Psicologia em Foco no rádio

A entrevista faz parte da programação especial do mês da(o) Psicóloga(o),
que  acontecerá durante todo o mês de agosto

 

Nesta quarta-feira, 14, o Psicologia em Foco no rádio abordou a “mobilidade humana e trânsito: interfaces com a psicologia”. O tema compõe a programação especial do Mês da(o) Psicóloga(o) do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), que apresenta as diferentes áreas de atuação da Psicologia.

Ouça o programa.

A psicóloga Agderalda Leite foi a convidada desta semana. Ela é especialista em Psicologia de Trânsito pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e doutoranda em Psicologia pela Universidad de Ciências Empresariales y Sociales – UCES. Agderalda destacou a importância de levantar a questão para entender seus desafios, e assim, adquirir uma convivência social para que todos possam exercer seu direito de ir e vir.

“Nós temos que ter consciência que o trânsito se divide em três subsistemas: as vias, os veículos e o homem. Os dois primeiros vão influenciar o comportamento do condutor, mas o terceiro conta com o apoio da Psicologia do Trânsito como uma das ciências que estuda o comportamento dos pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas”, explicou.

Agderalda enfatizou a participação da categoria para que haja uma mudança dentro desse contexto. “Cabe ao psicólogo que atua na área e até a Psicologia colaborar com a construção do conhecimento sobre o trânsito, uma vez que lhe é permitido criar programas eficazes de humanização para prever os acidentes”, afirmou.

O programa Psicologia em Foco no rádio é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência. Vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, pela frequência 880AM ou online no www.inconfidencia.com.br



– CRP PELO INTERIOR –