Nota de repúdio ao ataque ao CRP-MG feito pelo Movimento Psicólogos em Ação

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) vem a público se manifestar sobre a publicação do Movimento Psicólogos em Ação (MPA), feita na tarde do dia 23/07/2019 citando sobre a retirada do Conselho Federal de Psicologia e demais entidades civis que compunham o Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas e que menciona o Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG) de modo falacioso.

O atual Plenário deste Conselho atua em defesa de uma profissão que possui sustentação científica e que é comprometida com o sujeito. O CRP-MG é representante da sociedade civil, no Conselho Municipal de Políticas Sobre Álcool e Outras Drogas de Contagem (COMADC), e seu trabalho no COMADC é problematizar questões relacionadas a Políticas de Álcool e Outras Drogas no Município de Contagem, favorecendo políticas que respeitem os princípios éticos prezados pela profissão de psicólogo, bem como o que preconizam os Direitos Humanos – alicerce do Código de Ética Profissional da Psicologia -, levando para debates questões que possam favorecer um tratamento que respeite a subjetividade e dignidade do sujeito.

Destacamos ainda que o CRP-MG considera de extrema importância a sua participação nestes espaços, para fazer jus ao seu compromisso social, bem como contribuir com as práticas de profissionais psicólogos neste contexto, por meio de sua Comissão de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (CSMAD), que acolhe dúvidas dos psicólogos e cria outros espaços para discussão dessa temática, afim de alcançar profissionais que se deparam com desafios neste campo de atuação.

Desse modo, repudiamos o ataque feito pelo MPA por entender que se trata de uma crítica infundada e leviana, tendo em vista a importância que o XV Plenário reconhece na participação nos Conselhos de Direitos assim como com o zelo de essa representação se fazer em constante diálogo com a classe e este CRP-MG. Convidamos o grupo a participar de nossas discussões e comparecerem às reuniões da CSMAD para constatarem que se trata de postura infundada e leviana o que foi dito.

Reivindicamos o reconhecimento de nossos representantes nos Conselhos de Direitos como legítimos, pois se trata de indicação do Plenário e, nesse sentido, se faz visceral o respeito às pessoas.

Reiteramos nossa disposição ao diálogo e o convite à participação em nossas reuniões.

Belo Horizonte, 12 de agosto de 2019
Comissão de de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas