Nota reitera posicionamento do CRP-MG sobre o momento político do país

O Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG) vem a público reiterar seu posicionamento pela preservação dos ritos Constitucionais, para bem da continuidade do processo de consolidação democrática brasileira, em razão da crise política que o país atravessa.

Diante dos questionamentos feitos sobre este Conselho se posicionar politicamente perante o contexto político atual faz-se necessário lembrar, primeiramente, o terceiro princípio fundamental colocado no Código de Ética Profissional do Psicólogo “o psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural”.

Importante também salientar que, enquanto profissionais, não somos neutros em relação ao mundo e que cenários como este incidem, afetam e produzem novas subjetividades.

O posicionamento político em questão também reflete o cuidado com a valorização da profissão, entendida como ações que estão para além de interesses corporativos, legítimos e necessários, como são as lutas  contra o ato médico, a busca por um piso salarial compatível com a atividade e o Projeto de Lei das 30 horas.

Todavia, entende-se que reafirmar o seu compromisso com a ética na política, a legalidade, o estado de Direito e a Democracia se apresenta fundamental para uma profissão que é interrogada, diuturnamente, pela sociedade que lhe cobra respostas e intervenções das mais variadas ordens. Entendemos, assim, que uma posição firme em defesa de valores basais, estruturantes e estruturais de nosso país é  papel precípuo de todo sujeito político e cidadão que quer assim ser reconhecido.

É importante ressaltar que, a responsabilidade do Conselho Regional de Psicologia em se posicionar tempestivamente frente a questões sociais urgentes demanda a tomada de decisões rápidas. Assim procedemos em razão do mandato que nos foi atribuído pela categoria sem, porém, perder de vista o imperativo democrático. É isso o que sustenta, ética e politicamente, nossas ações, mas, temos clareza que muitas das vezes,  não é possível compatibilizar a rapidez que o momento exige e uma consulta ampliada à categoria.

Neste cenário, não há como não trazer à tona o impeachment da presidenta como golpe à Democracia, e tal ação não pode ser confundida com defesa do Executivo Federal ou de determinada legenda partidária. Sobretudo se levarmos em consideração as diversas críticas que este CRP apresenta com relação a condutas diversas do Governo Federal e Estadual, como a condução da política de álcool e outras drogas, política nacional de saúde mental e o recente caso da catástrofe na região de Mariana.

Temos clareza de que o comportamento contemporâneo nas plataformas de rede social na internet não deve apenas corroborar o alinhamento ideológico de quem publica ou lê, mas induzir à reflexão e ao reconhecimento de que o mundo vive constante transformação e que esta deve ser considerada com atenção por nós, psicólogas e psicólogos.

Desta forma, o CRP-MG reafirma o seu compromisso com a Democracia e com a estrita legalidade, tendo em perspectiva a construção de um país que se pauta pelos princípios basilares dos Direitos Humanos e promove uma sociedade pluralista e livre.

Reafirmamos, ainda, o direito a manifestações contrárias a este posicionamento e as consideramos legítimas e necessárias, desde que realizadas de forma respeitosa e não violenta, por meio de argumentos consistentes que abram caminhos para o diálogo.

Por entendermos que as ameaças aos valores que defendemos se avolumam e tendem a um processo de agudização, convidamos a toda(o)s as(os) psicólogas e psicólogos a discutirem conosco suas posições, independente de suas colorações ideológicas e politico-partidárias, participando das atividades preparatórias rumo ao 9º Congresso Regional da Psicologia que nos provoca com o tema Psicologia no cotidiano: por uma sociedade mais democrática e igualitária.

Acreditamos que o processo de construção do COREP seja o espaço privilegiado para a categoria se manifestar, argumentar e propor quais devem ser os lastros e os compromissos da Psicologia na contemporaneidade.

Belo Horizonte, 16/12/15

XIV Plenário do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais

Para acessar a primeira nota de posicionamento do CRP-MG sobre o momento político do país, clique aqui.

 



– CRP PELO INTERIOR –