Nota técnica

O Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG) solidariza-se com a população de Mariana, atingida pelo desastre ambiental causado pelo rompimento das barragens da Samarco.

Há algum tempo, o CRP-MG vem se preocupando com a atuação dos psicólogos em situações de emergências e desastres tendo, assim, constituído um Grupo de Trabalho sobre a Psicologia das Emergências e dos Desastres (GT PED). Este GT se reúne mensalmente para produzir estudos e realizar capacitações em prol de uma atuação ética e bem planejada nessas situações nas quais as perdas humanas e materiais conduzem à desorganização da vida cotidiana, financeira e psicológica dos atingidos.

A consternação causada pelos acontecimentos de Mariana levou o GT PED a se reunir com o intuito de construir estratégias de ações para o trabalho do psicólogo nesse caso específico. Deste modo, divulgamos no site do CRP-MG a publicação: “Primeiros cuidados psicológicos: guia para trabalhadores de campo”, com o objetivo de auxiliar os profissionais que atuam no apoio psíquico e social àqueles afetados pelos desastres. A cartilha foi elaborada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e traduzida pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil, apoiada pelo Ministério da Saúde Nacional. Além desta publicação, o GT PED produziu algumas adaptações de cartilhas sobre as recomendações para a população atingida, pensando-se no acolhimento das famílias atingidas e seus membros, bem como no cuidado com os profissionais que atuam no atendimento aos atingidos – que também são afetados pelo estresse na realização de um trabalho tão árduo e penoso. Além de divulgados em meio eletrônico, estes materiais serão impressos e distribuídos nas localidades atingidas pelo rompimento das barragens.

O GT PED conta com a experiência de profissionais que atuam em diversas áreas da Psicologia, que buscam se capacitar visando a excelência na prestação de seus serviços. Deste modo, poderão contribuir para a recuperação emocional dos atingidos, preservando a segurança, a dignidade, os direitos e a cultura das pessoas, sempre de acordo com o que versa o Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Assim, convidamos a todos a comparecerem na sede do CRP-MG, no dia 25/11, quarta-feira, às 19h, no evento “Psicologia em Foco”, quando serão discutidas e apresentadas as diretrizes para a atuação do psicólogo nas situações de emergência e desastres.

Pretendemos difundir as orientações para a atuação e ressaltar a importância da presença da Psicologia nestes casos. É preciso que a sociedade e a categoria conheça as especificidades dessa atuação, compreenda o protagonismo social dos afetados por desastres e tome conhecimento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei nº 12.608 de 10 de abril de 2012).

Enfim, o GT PED pode ser considerado como uma referência para dar suporte aos municípios e afetados pelas emergências e desastres. Estamos sempre nos atualizando e buscando o diálogo com a rede de saúde mental e assistência social para desenvolver as estratégias psicossociais necessárias à intervenção com as pessoas afetadas, para que estas possam retomar suas vidas, reavendo sua autonomia.



– CRP PELO INTERIOR –