Novembro terá diversos pré-congressos 11º COREP em todo o estado

Psicólogas(os) e estudantes de Psicologia devem participar com propostas e se candidatar a delegada(o) para o congresso regional

As psicólogas(os) e estudantes de Psicologia mineiras(os) estão convidadas(os) a participar de um dos momentos fundamentais para a profissão: os pré-coreps. Novembro terá uma agenda que abrange todo o estado com mais de dez eventos deste porte organizados pelo Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG). A presença das(os) profissionais e alunas(os) de cada localidade é de suma importância para a definição de assuntos e sugestão de proposições que nortearão a atuação do Sistema Conselhos nos próximos três anos . O cronograma completo, como submeter propostas, objetivos, etapas e outras informações estão reunidas no site: https://crpminasgerais.wixsite.com/11cnp

Cláudia Espósito, conselheira e presidenta da Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP-MG, e fomentadora do pré-corep realizado em Varginha, no último dia 8, ressalta que a categoria precisa estar nestes espaços democráticos de construção da Psicologia que de fato almeja: “é por meio das propostas elaboradas por nós profissionais que teremos a evolução da Psicologia enquanto ciência e profissão, contemplando nossas dificuldades no desempenho de nossa profissão, seja no campo privado ou junto às políticas públicas nas quais nos encontramos inseridas.”

“Estar nos pré-congressos é se implicar e estar junto das e dos colegas psis dizendo ‘eu me preocupo com a minha profissão, eu me preocupo com o futuro da minha profissão no país”, assinala João Henrique Borges Bento, conselheiro do CRP-MG, um dos organizadores do pré-congresso realizado no último dia 16, em Patos de Minas. Segundo ele, essa participação garante melhorias na atuação do Sistema Conselhos de Psicologia, que compreende os 24 regionais mais o Conselho Federal. “É muito importante que você se coloque à disposição para ser delegada ou delegado para ir ao Corep defender suas propostas e contribuir para este processo democrático. Neste momento de pandemia alguns eventos estão acontecendo na modalidade on-line e o Congresso também será neste formato”, finaliza o psicólogo.

A conselheira e participante da coordenação colegiada da Comissão de Direitos Humanos do CRP-MG, Liliane Martins, foi uma das fomentadoras do pré-congresso ocorrido em Belo Horizonte, no último dia 19, quando, segundo ela, as(os) participantes demonstraram consciência da importância do momento: “elegemos delegadas(os) bem representativas(os) como uma estudante venezuelana e uma mulher trans não binária. Temos que pensar que elaborar propostas e estar à frente para defendê-las é garantir o caderno de orientações para a próxima gestão nos estados e no país, independente dos grupos que virão comandar os conselhos, inclusive para garantir o que está em nosso Código de Ética”, pontua Liliane.

11° COREP – O Congresso Regional da Psicologia é realizado a cada três anos em todos os estados da federação, no ano de 2022 chega a edição de número 11. Essa instância colegiada é formada por representantes das(os) psicólogas(os), representantes de entidades da Psicologia e estudantes. Constitui-se, portanto, em um processo democrático e participativo. Em minas acontecerá de 1 a 3 de abril de 2022.

Agenda

Pré-congresso da Subsede Centro-Oeste – NOVA SERRANA
Data: 8/11
Horário: 19h
Local: GEEC
Inscreva-se aqui

Pré-congresso da Sede – BELO HORIZONTE
Data: 9/11
Horário: 19h
Local: on-line

Pré-congresso da Subsede Sul – ALFENAS
Data: 11/11
Horário: 14h
Local: APAE, auditório (R. Gabriel Monteiro da Silva, 1070 – Centro, Alfenas)
Inscreva-se aqui

Pré-congresso da Subsede Norte – CURVELO
Data: 12/11
Horário: 13h30
Local: Câmara Municipal de Curvelo (R. Guimarães Rosa, 680 – Bela Vista, Curvelo)
Inscreva-se aqui

Pré-congresso da Subsede Triângulo – UBERABA
Data: 13/11
Horário: 9h
Local: UFTM, auditório Esmeralda – (Av. Frei Paulino, 30 – Abadia – Uberaba)
Inscreva-se aqui

Pré-congresso da Subsede Centro-Oeste – ITAÚNA
Data: 22/11
Horário: 19h
Local: Faculdade Famart (Rua Osório Santos 207 – Nogueira Machado, Itaúna)
Inscreva-se aqui

Pré-congresso da Subsede Leste – VALE DO AÇO
Data: 23/11
Horário: 16h
Local: on-line

Pré-congresso da Subsede Leste – GOVERNADOR VALADARES
Data: 24/11
Horário: 13h30
Local: UAB Universidade Aberta do Brasil (R. 7 de Setembro, 2479 – Esplanada, Governador Valadares)
Inscreva-se aqui

Pré-congresso da Subsede Norte – MONTES CLAROS
Data: 26/11

Pré-congresso da Subsede Sudeste – JUIZ DE FORA
Data: 26/11
Horário: 19h
Local: Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (Av. Barão do Rio Branco, 3520 – Passos, Juiz de Fora)
Inscreva-se aqui

Pré-congresso da Subsede Triângulo – ARAXÁ
Data: 27/11
Horário: 9h
Local: Centro de Atendimento à Criança – CAC (Av. João Paulo II, 2050 –  Guilhermina Vieira Chaer, Araxá)
Inscreva-se aqui



– CRP PELO INTERIOR –