O acolhimento de pessoas idosas pelos familiares é tema de programa de rádio

Psicologia em foco debateu o crescimento da população idosa no Brasil e os desafios para os serviços de saúde e as famílias

 O Dia internacional do Idoso, marcado em 1 de outubro, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para dar visibilidade a esta parcela da população. Por essa razão, o Psicologia em Foco no rádio desta semana, 2, abordou o envelhecimento e os cuidados prestados pela família e amigos aos familiares idosos. Para falar sobre o tema foi convidada a psicóloga, mestra em envelhecimento humano e coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Arnaldo, Denise Salim.

Ouça a entrevista.

O crescimento da população de idosos vai trazer novos desafios, tanto para os serviços públicos na prestação de cuidados, assim como para as famílias, que podem ter no futuro não só um, como dois ou mais idosos dentro de casa, explicou a psicóloga. “Eles têm que estar preparados em todos os sentidos, socialmente, psicologicamente, afetivamente. Nós sabemos que uma das principais características para o envelhecimento saudável são as relações afetivas”, destacou Denise.

Apesar da rotina agitada da maioria da população, Denise destacou a importância de dedicar um tempo aos cuidados com os familiares idosos. “Tem que ter uma disponibilidade para fazer isso. Nossos avós e pais já deixaram muito trabalho por nossa causa, já desfizeram de passeios por nossa causa, já abriram mão do próprio tempo para eles por nossa causa. Então agora chegou nossa vez”, enfatizou.

“A palavra mais importante quando se refere aos idosos, sejam familiares ou em qualquer nível, é a gratidão”, complementou a psicóloga.

O programa Psicologia em Foco no rádio é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência. Vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, pela frequência 880AM ou online no www.inconfidencia.com.br.

 



– CRP PELO INTERIOR –