O carnaval como manifestação do direito a uma cidade inclusiva é tema de live

Reflexões sobre uma cidade segura para todas as pessoas e o acesso à cultura motivarão o diálogo

“A função social da festa e do direito à folia como expressão de saúde mental” é o título da live do mês de fevereiro da Série ‘Saúde Mental de Janeiro a Janeiro’, que o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) promove desde 2021.  O evento será transmitido no dia 27 de fevereiro, às 19h, pelo canal do CRP-MG no YouTube.

Diante da conceituação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que “saúde não é falta de doença e sim um completo bem-estar físico, psíquico e social”, o diálogo deverá abarcar como o carnaval se caracteriza como um direito de todas as pessoas gozarem desse entretenimento de forma segura, independente da classe, da cor, da etnia, da idade, das deficiências e livres dos padrões de beleza. Nesse sentido, serão convidadas(os) para a live:

Alessandra Vieira – Doutora e mestre em Psicologia Social. Graduada em Psicologia (UFMG). Especialista em Direitos Humanos na América Latina (Universidade Federal da Integração Latino-Americana). Docente na Universidade do Estado de Minas Gerais. Membro da Comissão de Política sobre Drogas do Fórum Permanente de Atendimento Socioeducativo de Belo Horizonte; do Instituto DH: Promoção, Pesquisa e Intervenção em Direitos Humanos e Cidadania; e do Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Cárcere e Direitos Humanos da UFMG. Integrante da coordenação do bloco de carnaval de Belo Horizonte “Sem Manicômios e Sem Prisões”.

Selma Bruno – Professora de Técnica vocal e Inicialização Musical e cantora. Atualmente se aprimora com a mestra Mirna Rubim (RJ). Mantém estudos permanentes de harmonia e rítmicas. Canta no bloco carnavalesco “Todo Mundo Cabe no Mundo” (BH) desde 2016.

Vânia de Fátima Noronha Alves – Doutora em Educação (USP). Mestre em Educação (UFMG). Especialista em Lazer e em Educação Física Escolar. Graduada em Educação Física (UFMG). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação na PUC Minas. Consultora em Educação Física e Lazer. Publicações sobre temas da educação física, lazer, políticas públicas, políticas educacionais, cultura negra e indígena, currículo e formação docente.

Mediadora:
Paula de Paula (CRP-04/9650) – Psicóloga (PUC Minas), doutora em Psicologia Social (PUC-SP), professora da Faculdade de Psicologia e do curso de Educação Física da PUC Minas. É psicanalista praticante em consultório particular. Representante da Abrapso no XVII Plenário do CRP-MG. Conselheira secretária do CRP-MG e referência do Crepop Minas.

Série Saúde Mental de Janeiro a Janeiro – O evento é realizado mensalmente, por meio da Comissão de Orientação em Psicologia, Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. A compreensão é de que o diálogo sobre saúde mental precisa ser permanente, em todos os níveis de cuidado, com foco não apenas no indivíduo e suas subjetividades, mas em todas as coletividades.

AGENDA

Live “A função social da festa e do direito a folia como expressão de saúde mental”
Data: 27 de fevereiro de 2024 (terça-feira)
Horário: 19h
Canal do Youtube do CRP-MG – Inscreva-se no canal e ative os lembretes, assim você recebe uma notificação logo que a transmissão começar!



– CRP PELO INTERIOR –