O início do ano letivo e a escolha da melhor escola para as crianças foi tema do Psicologia em Foco no rádio

Para mães e pais de adolescentes e crianças, o início do ano vem acompanhado de preocupações: qual a melhor maneira de escolher a escola das crianças? Quando mudar a criança de escola? Essas e outras questões foram abordadas no Psicologia em Foco – programa de rádio do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) em parceria com a Rádio Inconfidência – desta quarta-feira (7). O programa entrevistou Lígia Mendes, psicóloga escolar e clínica, com especialização em Psicologia da Educação e Gestalt Terapia. Ela também é integrante da Comissão de Psicologia Escolar e Educacional do CRP-MG.

A adaptação das crianças na nova escola nem sempre acontece como o esperado e isso pode deixar os pais perdidos quanto as providências que devem ser tomadas. Para Lígia, é importante que os pais conheçam os métodos educacionais das escolas previamente, escolham a unidade escolar que mais corresponde as suas necessidades e as dos filhos. Conhecer o regimento escolar e a filosofia da escola também pode ajudar a decidir por uma instituição que tenha as mesmas ideologias que a família. “Antes de escolher, é preciso que os pais se questionem sobre o que esperam da escola e, principalmente, deem atenção aos pedidos, necessidades e aptidões da criança e observem como ela aprende melhor”, explicou a psicóloga.

Lígia Mendes afirmou que a Psicologia Escolar tem papel fundamental no caso de a criança não estar se adaptando a uma nova rotina escolar, pois auxilia família, escola e estudantes a manterem um canal direto de comunicação. “Os profissionais da Psicologia Escolar possibilitam que crianças e adolescentes sejam compreendidas(os) a partir de suas subjetividades, integralidades, marcadas(os) por características históricas e sociais”, destacou Lígia.

Ouça a entrevista completa.



– CRP PELO INTERIOR –