O preconceito sofrido por familiares de pessoas em privação de liberdade é tema do programa de rádio

O preconceito sofrido por familiares de pessoas em privação de liberdade é tema do programa de rádio

O programa Psicologia em Foco exibido nesta quarta-feira (8/2) discutiu a experiência de quem tem um familiar em privação de liberdade. A entrevistada foi a psicóloga Vanessa Marquioli, que tem mais de 10 anos de experiência na área clínica e prisional e é especialista em Neurociência e comportamento.

“O preconceito é observado quando a família deixa de ser simplesmente família e passa a ser considerada ‘família de preso’. Fica claro que o estigma carregado no decorrer da punição do condenado passa para a família, que sofre emocionalmente, socialmente e financeiramente”, explicou. “A vergonha e o medo são sentimentos que atormentam a unidade familiar, sendo reforçados pela discriminação. Tudo isso deixa os familiares psicologicamente e emocionalmente fragilizados”, avaliou a psicóloga.

Vanessa Marquioli também explicou que um dos papeis da(o) psicóloga(o) é reforçar os vínculos entre mães e pais que estão em privação de liberdade com seus filhos. Segundo Vanessa, a distância física não pode determinar o entendimento desses pais sobre o papel social que desempenham. Eles devem continuar a estimular os seus filhos nas questões educacionais, por exemplo.

O programa Psicologia em Foco é uma parceria do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) com a Rádio Inconfidência AM 880 e é veiculado toda quarta-feira, às 12h30.

Para ouvir a entrevista completa, clique aqui.

 

 



– CRP PELO INTERIOR –