O tabu das infecções sexualmente transmissíveis

No programa Psicologia em Foco desta quarta-feira, 4, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) abordou o tabu das infecções sexualmente transmissíveis na sociedade brasileira. A entrevistada foi a psicóloga Patrícia Paiva Carvalho. Ela é doutoranda na Universidade de São Paulo, integrante do laboratório de pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e psicóloga de referência da clínica de doenças infecciosas e parasitárias do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Segundo ela há um longo caminho a trilhar para acabar o preconceito com pessoas soro positivo: “lutar contra a AIDS é lutar contra o preconceito e contra o estigma que acompanha essa infecção. E lutar também pelas condições de vida das pessoas vivendo com HIV”, disse Patrícia Carvalho.

A psicóloga insistiu que as(os) profissionais de saúde precisam ser mobilizadas(os) e capacitadas(os) para conversarem abertamente com os usuários com os serviços de saúde sobre comportamento sexual, sobre HIV e outras DSTs, sem discriminação e com muito respeito.

Ouça a entrevista abaixo



– CRP PELO INTERIOR –