05 abr O Transtorno do Espectro Autista foi tema de entrevista no Psicologia em Foco no rádio
A inclusão nas escolas ainda é um desafio enfrentado pelos pais e responsáveis de crianças com Transtorno do Espectro Autista. A última segunda-feira, 2, foi marcada pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo e, para falar sobre o assunto, o Psicologia em Foco desta quarta-feira, 4, entrevistou a psicóloga Daniela Gonçalves. Ela é doutoranda em terapia cognitivo-comportamental e integra o Laboratório de Estudos e Extensão em Autismo e Desenvolvimento da UFMG.
Daniela Gonçalves apontou alguns fatores que ajudam a compreender a grande dificuldade que se enfrenta para incluir crianças autistas nas escolas. “O primeiro fator é a informação. Os profissionais precisam entender o transtorno, a manifestação dele nas crianças e os sintomas que podem surgir”, explicou ela. “Outro fator que deve ser sempre lembrado é a multiplicidade das crianças portadoras do transtorno. Cada uma apresenta os sintomas de uma maneira”, ponderou a psicóloga. Sobre o trabalho da Psicologia, ela defende que “é preciso que a psicóloga, juntamente com a escola, seja capaz de flexibilizar o conhecimento sobre as individualidades de cada criança, para ensinar a ela exatamente o que necessita”.
Com a multiplicidade das crianças, é preciso entender que as adaptações na escola serão diferentes para cada uma. “Devemos identificar as forças e fraquezas das crianças individualmente e montar um plano de desenvolvimento particular, que também possa ser transmitido para toda a turma”, destacou ela.
O Psicologia em Foco é uma parceria do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) com a Rádio Inconfidência AM 880. O programa vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, e também pode ser ouvido pelo site: inconfidencia.mg.gov.br.