Oficina dialoga sobre garantia e defesa de direitos no campo da redução de danos

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) realizou a oficina “Garantia e defesa de direitos no campo da redução de danos”, na quinta-feira, 14/3, com o objetivo de trabalhar a relação entre direitos humanos e a perspectiva do cuidado no diálogo sobre álcool e outras drogas.

Na atividade ministrada por Myro Rolim, que atualmente coordena o Programa de Redução de Danos em Álcool e Drogas do município de Jacareí, em São Paulo, foram debatidas novas perspectivas éticas do cuidado e sua promoção.

De acordo com Myro, é necessário ampliar o debate a partir de uma visão política. “É preciso promover o protagonismo desses usuários, a ampliação dos espaços, além da qualificação e uma nova visão do que são os espaços e as metodologias e óticas de cuidado”, explica.

Ele ainda acrescenta a importância de construir políticas públicas amplas: “onde vamos pensar também como a ideia de cuidado deve extrapolar os muros do CAPS e dos serviços tradicionais de cuidado dessa população. ”

Durante a oficina também foi abordada a perspectiva da “guerra às drogas”. A avaliação de Myro Rolim e dos participantes da oficina é de que essa “guerra” cria ambientes de vulnerabilidade para a população. Como contraponto, foram citadas a legalização das drogas e o fim das políticas de repressão a elas.

“Hoje para mim uma das grandes pautas é o fim da política de guerra às drogas, que mata a população jovem. Então, se eu estou propondo cuidado, meu cuidado não é para quem faz uso das drogas, mas um cuidado para todo mundo, inclusive para o policial que está nessa guerra matando jovem. O policial é também um corpo descartável que está matando jovem. Ele é um negro de bota matando um negro de chinelo, a mando de uma política que não tem sentido”, avalia Myro.

Veja fotos da oficina.



– CRP PELO INTERIOR –