Palestra chama a atenção para a necessidade de repensar a formação dentro das universidades

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) realizou nos dias 5 e 6 de julho a I Mostra de Formação em Psicologia: Ensino, Pesquisa e Extensão, na PUC Minas do Coração Eucarístico, em Belo Horizonte. A atividade contou com uma mesa de abertura na sexta-feira, e deu sequência com a palestra “Metodologias ativas e os desafios da docência no ensino superior”, com Sylvia Helena Batista.

Doutora em Psicologia da Educação (PUC-SP), atua como livre docente em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo e é envolvida com atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão na área de Educação e Saúde, com ênfase no Ensino na Saúde.

Durante sua fala, a psicóloga destacou a necessidade de repensar a formação dentro das universidades e a atuação dos profissionais da área. Tendo em vista as mudanças na sociedade, os alunos de hoje chegam com novas demandas, e adequar o ambiente da sala de aula é primordial. “Mudaram as expectativas da sociedade para a nossa profissão”, citou.

Sylvia explicou que para se reestruturar dentro do ambiente acadêmico é necessário construir uma aprendizagem colaborativa entre alunos (as) e professores, através de metodologias ativas. Dessa forma, novos caminhos podem se abrir a partir das trocas, diálogos, negociações e conflitos.

Entender esses processos de aprendizagem implica no pacto entre o docente e o aluno para que o estudante compreenda que esse novo ambiente é também um espaço de aprendizado para o professor(a).

Destacou a maior interação entre a academia e comunidade, seja através dos movimentos sociais, das trocas de saberes, como também da percepção das demandas e necessidades dessa população. Ainda, citou importância de as instituições ampliarem as atividades para além dos muros disciplinares.



– CRP PELO INTERIOR –