07 out Panorama da atuação de psicólogas(os) no SUS e SUAS é tema de live
O evento contou com lançamento do livro A Psicologia e o trabalho na Atenção Básica à saúde
O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) realizou nesta quarta-feira, 6, a live “A Psicologia e o trabalho na Atenção Básica à saúde“. Na ocasião, foi lançado o livro homônimo, organizado pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) de Minas Gerais. A publicação traça um panorama da atuação de psicólogas(os) nos Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A conversa contou com a participação do psicólogo e professor João Leite Ferreira e da psicóloga Leiliana Sousa, a mediação foi do conselheiro do CRP-MG Luiz Felipe Viana.
A psicóloga Leiliana Sousa, integrante da comissão de elaboração do livro, ao sintetizar o processo de pesquisa que originou a publicação, destacou a participação das(os) psicólogas(os) de cidades pequenas. “Essa publicação do Crepop está muito relacionada com a atuação das(os) psicólogas(os) nos municípios de pequeno porte: 53,6% das respostas do questionário veio desse público”, pontua. Ela também ressalta o crescente número de profissionais na atenção básica de saúde. “Os mais de 1600 profissionais atuando na Atenção Básica à Saúde(ABS ) indicam que a Psicologia tem se consolidado como profissão presente nesse nível de atenção à saúde no estado”, enfatiza.
João Leite concorda com a avaliação de Leiliana: “o maior patrão das psicólogas(os) é o SUS, 20%, e depois o SUAS” e reforça que este trabalho de construção e consolidação das políticas públicas tem por traz um trabalho em etapas. “Toda política pública tem um ciclo que começa com a formação da agenda, formulação, implementação, avaliação e ocasionais revisões”. Ainda segundo João Leite, os profissionais envolvidos nas políticas públicas, principalmente nos municípios pequenos, precisam ser profissionalizados. “Especialmente no interior muito pequeno, o secretário de saúde nem formação superior tem, e não consegue por exemplo buscar recursos porque não sabe escrever um projeto”, analisa o psicólogo que colaborou com a publicação recém lançada.
Ao questionar sobre a participação de psicólogas(os) no processo de construção e gerenciamento dos serviços sociais, o conselheiro Luiz Felipe Viana reflete sobre o momento atual dos serviços de saúde ofertados à população. “A minha sensação atualmente com esses desmontes é que estamos esvaziando cada vez mais os espaços de controle social, não só na saúde mas também na assistência social”, reflete.
O livro lançado durante a atividade está disponível na versão digital, acesse: https://crp04.org.br/crepop/
Confira a programação de eventos deste mês
Além dessa atividade, o mês conta com as seguintes eventos:
13/10, às 17h – Live: Ensino remoto e graduação: saúde mental de estudantes em período de pandemia
15/10, às 17h – Encontro Virtual: Psicologia, Educação e Infâncias: compromissos e práticas
20/10, às 17h – Live: Qual é o papel da(o) psicóloga(o) nas unidades prisionais e socioeducativas?
21/10, às 19h – Encontro Virtual: Espiritualidade e educação: a saúde mental das (os) professoras(as) em tempos de pandemia
26/10, às 19h – Live Projeto Saúde Mental de Janeiro a Janeiro
Acompanhe a divulgação para participar de cada evento aqui no site do CRP-MG, no Instagram, Facebook e no boletim PsicoOnline – enviado por e-mail às quintas-feiras à toda a categoria.