Patologização do sofrimento e prevenção do suicídio são abordados em live do CRP-MG

Na quarta-feira, 9/9, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) abriu a série especial de lives que promoverá no mês de setembro. A atividade abordou o tema “Prevenção do suicídio em tempos de pandemia e patologização do sofrimento” e contou com a participação do pelo presidente de honra da Associação Brasileira de Saúde Mental e pesquisador titular aposentado da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Amarante.

A conselheira e coordenadora da Comissão de Orientação em Psicologia, Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, Cristiane Nogueira, mediou o encontro e explicou que atual Plenário do CRP-MG tem buscado construir um posicionamento sobre a campanha Setembro Amarelo, a partir da compreensão de que a temática é complexa, delicada e tem uma uma série de facetas. A abertura da série de lives com a participação de Paulo Amarante ocorre justamente alinhada a esse contexto.

Durante a live, o pesquisador traçou um panorama abrangente sobre temas como medicalização, patologização do sofrimento, transtornos mentais, uso recorrente do termo “saúde mental” em diversos espaços, especialmente na mídia, as noções de felicidade e de bem-estar que estão em voga, entre outros.

Confira o encontro na íntegra:

 

 



– CRP PELO INTERIOR –