07 dez Pessoas idosas LGBTQIA+ serão tema de diálogo do próximo Cine Diversidade
Na ocasião, serão exibidos dois curta-metragens.
Interseccionalidade entre terceira idade e as vivências LGBTQIA+ marcará a última edição de 2022 do Cine Diversidade.
O evento está marcado para 13/12, próxima terça-feira, às 19h, porém, poderá sofrer alteração de data caso a seleção brasileira avance para a semifinal da Copa do Mundo. A informação será amplamente divulgada em nosso site. Fique atenta(o)!
Durante a atividade será lançado fôlder sobre a temática, produzido pela Comissão de Orientação em Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG).
Confira os filmes que integram a programação:
Amor e o Tempo – Janela para o Ontem, Hoje e Amanhã de LGBTs
Direção: Gaê (Brasil | 2020)
Gênero: Documental
Duração: 13 minutos
Sinopse: Pessoas LGBTs contam suas histórias e o enredo delas conecta gerações anteriores com a atual, ajudando a pensar a sexualidade homoafetiva na terceira idade, as vivências que marcaram o passado e as possibilidades de futuro para os jovens.
LGBT+60: Corpos que resistem (episódios de João Nery, Martinha e Anyky)
Direção: Projeto #Colabora (Brasil | 2018)
Gênero: Documental
Duração: 6 minutos cada episódio
Sinopse: História e legado de idosas(os) que, por sua orientação sexual ou gênero, enfrentaram preconceitos, violência e até repressão da ditadura militar.
Após as projeções, haverá diálogo com as participações dos convidados:
Gabriel Radamesis Gomes Nascimento
Graduando em Direito (UFMG), é bolsista do Diverso UFMG pela Fundep e integra a equipe do Longeviver LGBT+.
Luiz Morando
Licenciado em Letras, mestre em Literatura Brasileira e doutor em Literatura Comparada (UFMG). Atualmente, é revisor de textos. Desde 2002, desenvolve pesquisa sistemática, autônoma e independente de resgate da memória LGBTQIA+ de Belo Horizonte. Autor dos livros Paraíso das Maravilhas: uma história do Crime do Parque, Enverga, mas não quebra: Cintura Fina em Belo Horizonte e de diversos artigos publicados em periódicos acadêmicos e livros. Cofundador do Museu Bajubá, que busca a preservação da memória dos territórios de resistência e sociabilidade LGBTI+.
Mediação:
Anete Rodrigues dos Anjos
Advogada, professora de Língua Portuguesa e Literatura, especialista em Psicanálise e Direito, em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, em Gestão Pública Educacional e em Direito Civil. Atualmente, é Assessora na DLGBT BH.
Agenda
Cine Diversidade
Data: 13/12/2022 (a data pode sofrer alteração, caso o Brasil avance para a Semifinal da Copa do Mundo)
Horário: 19h
Local: Cine Santa Tereza – R. Estrela do Sul, 89, Santa Tereza, Belo Horizonte/MG
Ingressos: gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do Cine a partir das 18h30.
Pré-inscrição para emissão de certificado de participação
Cine Diversidade
O Cine Diversidade é uma iniciativa do CRP-MG, por meio da Comissão de Orientação em Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual, em parceria com o Cine Santa Tereza e a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Os encontros são mensais, com exibições seguidas por diálogos sobre o tema da edição.
.