28 mar Psicologia em Foco no rádio discutiu políticas públicas para mulheres
A principal política é a de enfrentamento da violência
A série de entrevistas sobre direitos das mulheres no programa de rádio foi concluída nesta quarta-feira, 28/3. A psicóloga Carolina Mesquita falou sobre políticas públicas voltadas para essa parcela da população.
“A efetivação das políticas públicas se dá com as condições necessárias para que as mulheres tenham a possibilidade de participar dos espaços políticos de discussão”, afirmou. Para Carolina, a principal política pública para as mulheres é a de enfrentamento da violência.
A psicóloga também destacou a importância de políticas como as de saúde integral e de trabalho e autonomia, que buscam desconstruir estereótipos sobre feminismos e profissões onde as mulheres têm como função única o cuidado. “Quando colocamos que mulheres devem assumir profissões de cuidado, acabamos por nos assustar quando vemos mulheres em carreiras que são majoritariamente construídas por homens“, ponderou Carolina.
A psicóloga também explicou que o feminismo não é um movimento de mulheres que odeiam os homens, nem é contra os homens. “O feminismo luta pela equidade, pelas mulheres como sujeitos de direitos que devem ser respeitados. Quero que me respeitem como mulher, entendendo que há diferenças entre homens e mulheres, pois equidade é isso: ser igual perante as diferenças, ter direitos iguais, apesar das diferenças”, defendeu ela.
O programa Psicologia em Foco é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência. Vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, na frequência AM 880 e também no site www.inconfidencia.com.br. Neste mês de março, a programação abordou exclusivamente pautas relacionadas às mulheres.