População indígena LGBTQIA+ é tema do Cine Diversidade

Edição de junho apresenta curta sobre perspectivas queer em povos originários

No dia 4 de junho, terça-feira, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), em parceria com o Cine Santa Tereza e com o apoio da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, vai promover nova edição do Cine Diversidade. O encontro propõe o diálogo sobre Povos Originários e será realizado em Belo Horizonte, às 19h.

Na sessão será exibido o documentário Orgulho Demarcado, curta-metragem desenvolvido por cinco estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi. O filme é o trabalho de conclusão de curso dos graduandos e traz diferentes histórias e perspectivas sobre as vivências LGBTQIA+ nas comunidades indígenas.

Confira a obra:

Título: Orgulho Demarcado
Ano: 2023
Gênero: Documentário
Equipe: Carolina Garcia, Marcela Reis, Nicole Macedo, Giovane Felix e Rebeca Nastari
Orientação: Sofia F. Guilherme
Duração: 22min
Sinopse: Baseado no projeto “Orgulho e Resistência: Como é ser LGBTQIAPN+ dentro e fora de comunidades indígenas”, o filme retrata diferentes vivências de pessoas que fazem parte das duas comunidades. Através de perspectivas de pessoas indígenas aldeadas e em contexto urbano, o documentário propõe um debate sobre gênero, sexualidade, raça e resistência.

Bate-papo

Aberta ao público, a iniciativa promove projeções de obras audiovisuais, seguidas de um bate-papo com as(os) presentes, com o objetivo de fomentar o diálogo e dar visibilidade a temas relacionados à Psicologia, ao gênero e à diversidade sexual.

Participam desta conversa como convidadas:

Carolina Garcia – Jornalista (Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo), Técnica Multimídia (Escola Técnica Estadual Jornalista Roberto Marinho). Diretora e responsável pela fotografia e edição de imagem do documentário “Orgulho Demarcado”.

Agnes Antonia – Artista e educadora travesti, remanescente de povos originários da nação Borum, do Norte de Minas Gerais. Participação em projetos sociais, grupos artísticos e pesquisas institucionais, destacando-se na investigação das relações entre corpo, território e materialidades. Atua nas áreas de cenografia, figurino, adereçaria, direção de arte e direção criativa.

A mediação será realizada por:

Hudson Carajá (CRP-04/57780) – Indígena psicólogo, membro da Comunidade Indígena Carajá de Minas Gerais. Conselheiro no XVII Plenário do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais. Coordenador Colegiado da Comissão de Orientação em Psicologia e Relações Étnico-Raciais. Graduado em Psicologia e Graduando em Teatro (UFSJ).

Ingressos

O evento é gratuito e os ingressos para o filme podem ser retirados na bilheteria do Cine a partir das 18h30.

O CRP-MG emite certificado de participação. Basta acessar o QR Code disponibilizado no cartaz fixado no Cine, no dia da sessão, e preencher o formulário.

AGENDA

Cine Diversidade – Povos originários: orgulho demarcado
Data: 4/6 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Cine Santa Tereza (R. Estrela do Sul, 89, Santa Tereza, Belo Horizonte/MG)



– CRP PELO INTERIOR –