Posse Pública do XVII Plenário do CRP-MG será quinta-feira, 3 de novembro

Toda a categoria está convidada a participar deste marco democrático da autarquia

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) realizará dia 3/11, quinta-feira, às 19h, a posse pública do XVII Plenário. A solenidade ocorrerá no Auditório da Faculdade de Direito da UFMG e tem por objetivos comunicar a transição do Plenário e de seus membros, marcar simbolicamente a chegada da nova gestão, além de aproximar o Plenário da categoria. O evento é aberto a toda comunidade com destaque paras psicólogas(os), estudantes de Psicologia; movimentos sociais; entidades parceiras; e outros conselhos de classe, sendo necessário confirmar a presença pelo e-mail: possepublica@crp04.org.br.

Confira, a seguir, a entrevista com a conselheira presidenta, Suellen Fraga, que agora assume a autarquia, abordando alguns destaques para a nova gestão.

De que forma o novo plenário pretende atuar, no sentido de reforçar a necessidade de uma Psicologia cada vez mais comprometida com os Direitos Humanos?

A comissão de Direitos Humanos no Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais tem caráter permanente de orientação à categoria de psicólogas(os). O XVII Plenário tem esta pauta como compromisso de gestão, logo, isto nos convoca a orientar a categoria sobre atribuições que estão no cerne dos objetivos da comissão. Dentre esses pontos, incentivar a reflexão crítica e o diálogo sobre os Direitos Humanos, que são inerentes à prática profissional, bem como, intervir em situações que explicitem violações dos Direitos Humanos e por consequência se faz fonte de produção de sofrimento mental.


A posse pública contará em sua programação com a palestra “Compreender as relações raciais no Brasil: um dever ético da Psicologia”. Trata-se de um recado direto à categoria de que esta é uma pauta prioritária da nova gestão ?

É pauta prioritária da nova gestão o trabalho de orientação e instrumentalização da categoria no que diz respeito ao dever ético da Psicologia. Assim, entendemos como prioridade para o fazer profissional, o estudo e compreensão da própria história, bem como os seus impactos sobre as relações raciais no Brasil, que atravessam pessoas usuárias dos nossos serviços em diferentes áreas de atuação da Psicologia.


O CRP-MG sempre se colocou como uma das entidades da Psicologia capazes de articular pautas substanciais para o exercício ético da Psicologia. Como o novo plenário vê esta responsabilidade no cenário atual?

Este é um caminho do qual entendemos ter avançado positivamente e que, enquanto nova gestão do Conselho, temos a responsabilidade de potencializar. A atuação com diferentes entidades da Psicologia, com os movimentos da sociedade civil e demais conselhos de profissão, nos coloca a refletir a partir de diferentes olhares, para atuação por uma Psicologia crítica experiente pela sua história e situada em seu tempo.

 

Agenda

Data: 3 de novembro
Horário: 19h
Local: Auditório da Faculdade de Direito da UFMG (Av. João Pinheiro, 100 – Centro, Belo Horizonte – MG)
Confirmação de presença: possepublica@crp04.org.br



– CRP PELO INTERIOR –