Pré-Congresso em Belo Horizonte discutiu Cidadania e Questões de Gênero

Belo Horizonte sediou na quarta-feira, 30, mais um Pré-Congresso em preparação para o 9º Congresso Regional de Psicologia (Corep). O encontro foi promovido pelo Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), por meio da Comissão Mulheres e Questões de Gênero.

Na abertura do Pré-Congresso, as conselheiras do CRP-MG Cláudia Natividade e Marisa Sanabria, apresentaram propostas que haviam sido elaboradas em evento preparatório promovido pela Comissão no dia 7 de março. As propostas foram apreciadas e votadas pelos presentes no evento.

Os participantes também elaboraram cinco novas propostas. De acordo com Cláudia Natividade, as contribuições se relacionaram a problemas enfrentados no cotidiano do trabalho. “Discutiu-se muito a necessidade de autonomia das(os) psicólogas(os) no campo de trabalho e a necessidade de autonomia na gestão dos casos, especialmente no serviço público e quando envolvem temas difíceis de serem entendidos pela população em geral, como o enfrentamento à violência doméstica”, explicou a conselheira.

Durante o Pré-Congresso também foi discutida a importância de mudanças na formação dos profissionais de Psicologia para que tenham olhar crítico sobre as relações de gênero e de raça. Outro apontamento foi a necessidade de organizar campanhas para a categoria e, para a sociedade em geral, sobre direitos humanos e direitos das mulheres.

Propostas e delegados – Durante o pré-congresso foram aprovadas 13 propostas. Também ocorreu a eleição de cinco delegados titulares e um representante dos estudantes. As propostas serão submetidas à nova apreciação durante o 9º Corep, que será realizado nos das 29, 30 de abril e 1º de maio e contará com a participação das(os) delegadas(os) eleitas(os) em todos os pré-congressos de Minas Gerais.



– CRP PELO INTERIOR –