Preconceito contra usuárias(os) do SUAS é tema do programa de rádio

Recentemente foi lançada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) a Campanha de Combate ao Preconceito contra a Usuária e o Usuário da Assistência Social. A política pública, que atende todos os cidadãos que precisam de proteção social, gera polêmica na sociedade. Para falar sobre o assunto, o Psicologia em Foco dessa semana entrevistou a psicóloga Márcia Mansur, professora assistente da PUC Minas e conselheira do Conselho Regional de Psicologia Minas Gerais (CRP-MG).

“O SUAS é uma política pública para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social como a pobreza, a fragilidade de vínculos entre as famílias, a falta de acesso aos serviços públicos, violências, situações de moradia, por exemplo. O SUAS então vem proteger esses cidadãos, possibilitar o desenvolvimento de potencialidades e o fortalecer sua autonomia”, explicou a psicóloga.

Segundo ela, a sociedade, por sua vez, exclui essas pessoas porque tem uma visão moralizante. “Quem sai do padrão considerado normal é julgado menor, incapaz, preguiçoso”, pontuou, Márcia Mansur. Ela apresentou como consequências dessas discriminações: o racismo, o machismo, a homofobia, a criminalização dos pobres.

Clique aqui e ouça a entrevista completa.

O Psicologia em Foco é uma parceria com a Rádio Inconfidência. O programa vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, e também pode ser ouvido pelo site: inconfidencia.mg.gov.br.



– CRP PELO INTERIOR –