Preocupação exagerada com a imagem é tema do programa de rádio do CRP

Com a chegada do verão, algumas pessoas buscam estar com o corpo perfeito e se preocupam exageradamente com a imagem. Enquanto isso, outras tentam se esconder por trás de roupas por apresentar problemas relacionados à autoestima. Nesta quarta-feira (2/12), o programa de rádio Psicologia em Foco, uma parceria do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) com a Rádio Inconfidência AM teve como convidada a psicóloga e conselheira do CRP-MG, Marisa Sanabria. Ela é mestre em filosofia pela UFMG, coordenadora de grupos de estudo sobre mulher e foi até o programa falar sobre a relação entre culto ao corpo e baixa estima.

“Muitas vezes buscamos a perfeição para sermos aceitos e por acharmos que se estivermos bem apresentados podemos parecer ser de uma classe social mais elevada”, explicou Marisa durante a entrevista. Ela também relatou que os meios de comunicação impõem que não podemos envelhecer. Além disso, há pessoas que apresentam um visual exagerado. “O exagero tem o sentido de impactar o outro. É uma estratégia de aproximação que choca e esse choque esconde, na verdade, uma questão de auto-estima”, declarou.

Quanto à baixa estima, Marisa falou que há pessoas que não gostam do corpo porque não são felizes consigo mesmas e assim criam um sentimento de culpa. “Às vezes, o sujeito é rejeitado em um emprego por estar acima do peso e leva isso como um problema”, explicou. Ela ainda comentou que essas questões costumam surgir já na adolescência.

Para ouvir a entrevista completa, utilize o player abaixo.



– CRP PELO INTERIOR –